|
Evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, 11 (Fotos: Portal Infonet) |
Foi aberta no Hotel Del Canto, em Aracaju, a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a finalidade de mobilizar a população, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O Estado de Sergipe financia mais de 250 projetos de pesquisa por ano e a expectativa é de que um desses projetos seja vencedor do Prêmio Nobel.
O diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), José Ricardo Santana informou que o evento ocorre nacionalmente vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
“Em Sergipe, a gente conta com a participação da Fapitec, da Sedetec, da Universidade Federal de Sergipe, da Universidade Tiradentes, da Casa da Ciência, Embrapa e ITPS. O objetivo é que a gente possa mostrar a ciência de uma forma mais interativa, mais lúdica. É abrir a porta de um laboratório para o estudante ver uma experimentação de alto nível. É ir numa Feira de Ciências e verificar de uma forma mais expressiva, o que é um fenômeno físico”, entende.
|
E contou com participação de cientistas e da imprensa |
Segundo Ricardo Santana, vários eventos serão desenvolvidos no interior, a exemplo de Itabaiana, Cristinápolis e São Cristóvão. “Aqui em Aracaju, fecharemos a Semana com uma grande Feira de Ciências no Iate Clube de Aracaju, em 21 de outubro, quando apresentaremos projetos que financiamos no estado e projetos de estudantes que recebem bolsas de iniciação científica Júnior”, destaca.
Financiamento
O diretor da Fapitec enfatizou: “A gente tem a perspectiva de financiar ciência não apenas para gerar conhecimento. O Brasil é o 13º país do mundo que mais produz conhecimento e aqui no estado, a gente financia mais de 250 projetos de pesquisa por ano. Eu vim agora em um evento na Universidade Federal, onde foram apresentados mais de 1.200 trabalhos de iniciação científica. Nosso grande desafio é transformar o que é gerado conhecimento em inovação, atendendo critérios de sustentabilidade”.
Sedetec
|
||
Ricardo Santana: "A gente financia mais de 250 projetos científicos"
|
O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), Saumíneo Nascimento, afirmou que a Semana Nacional é a oportunidade de apresentar à sociedade, os projetos realizados nos últimos 12 meses, as pesquisas desenvolvidas, a melhoria propiciada a inovação tecnológica e empresarial e as condições de saúde por meio das pesquisas.
“Além de tudo isso, a Sedetec assinou no dia de ontem (10) um convênio com a Federação das Indústrias de Sergipe para que a gente possa capacitar 200 empresas sergipanas de micro e pequeno porte, para que elas possam ter inovação tecnológica que melhorem o poder de competição”, anuncia.
Saumíneo Nascimento acredita que o evento servirá para despertar aos jovens cientistas, a visão de querer inovar. “Eu tenho a perspectiva que um desses cientistas que nós estamos apoiando com recursos do Governo do Estado e recursos captados externamente, que um deles ganhe o Prêmio Nobel”, espera.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B