Expo Favela Innovation prossegue neste sábado, 5; veja a programação

A feira ocorre das 14h às 21h e a entrada é gratuita (Foto: Erick O’Hara)

Prossegue neste sábado, 5, a Expo Favela Innovation – edição Sergipe que acontece no Centro de Convenções Am Malls. A primeira edição da maior feira de negócios para empreendedores de favela é realizado pela Central Única das Favelas em Sergipe em parceria com a Favela Holding. A feira ocorre das 14h às 21h e a entrada é gratuita.

Participam cerca de 80 empreendedores sociais de comunidades periféricas sergipanas, que estão divididos no camelódromo e praça de alimentação (onde haverá comercialização de produtos), nos stands como expositores e na área de startups. Eles apresentam os produtos desenvolvidos, e a ideia é que consigam fazer conexões com possíveis investidores para os empreendimentos. Para isso, acontecerão rodadas de negócios e pitches de startups.

O governador, Fábio Mitidieri, Verônica Paiva da Cufa/SE (à esq) e a presidente Nacional da Cufa, Kalyne Lima (blazer preto)(Foto: Pritty Reis)

Dez empreendedores sociais serão escolhidos por uma curadoria nacional para participar da edição nacional Expo Favela, que será realizada em dezembro, na cidade de São Paulo.

Confira a programação deste sábado, 5, de agosto

13h30 – Acolhimento aos participantes com o Samba de Roda “Guerreira da Melhor Idade”, projeto de Extensão do Instituto Federal de Sergipe (IFS) de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com o Instituto Cultural Mangaliza;

14h – Quando a comunidade solta a voz: comunicação, inclusão social e pertencimento;

15h – A educação é a chave do acesso preto?

16h – Empreendedorismo digital e startups nas favelas;

17h – Mulher, negritude e empreendedorismo: por onde caminha essa equação?

18h – Início da programação Cultural – Música, Arte e Inclusão.

18h30 – Anne Carol

19h30 – Lampião da Rima;

Abertura do evento

O evento teve início na sexta-feira, 4, e contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, além da presidente Nacional da Cufa, Kalyne Lima.

A presidente Nacional da Cufa, Kalyne Lima, explicou que essa é a primeira vez que está em Sergipe e é a primeira Expo Favela no estado. De acordo com ela, a primeira Expo aconteceu em 2022 e foi muito potente, o Brasil inteiro participou. “Mas a gente entendeu que num passo seguinte poderíamos fazer etapas regionais. Então a gente está circulando o Brasil e  serão selecionados dez empreendimentos que vão concorrer nacionalmente. Precisamos de gestões comprometidas com essa parcela da população que sempre foi invisível”, elogiou.

Segundo dados da Expo Favela, em Aracaju, cerca de 53 mil pessoas moram em favelas, o que representa 7,37% do total da população sergipana. Ainda de acordo com a organização, nesse cenário, 41% dos moradores das comunidades já empreendem. Desse grupo, 1.800 pessoas se inscreveram para participar da feira.

Para o governador Fábio Mitidieri, a Expo Favela Innovation Sergipe 2023 é mais do que um evento, é um catalisador de mudança, um farol de esperança e uma vitrine para o potencial empreendedor das periferias. “O nosso foco é apoiar e nutrir os sonhos e aspirações daqueles que muitas vezes são negligenciados, mas cujas ideias têm o poder de moldar o futuro econômico e social de Sergipe”, ressaltou.

A presidente da Cufa Sergipe, Verônica Paiva, explicou como o empreendedorismo pode gerar novas oportunidades às pessoas que vivem em favelas, o que a Expo Favela proporciona de forma gratuita. “Aqui você vai encontrar os mais diversos empreendimentos dessas áreas mais vulneráveis. A partir dessa feira de negócios, o participante sai daqui com uma nova visão, com possibilidade e oportunidade de participar de outras feiras, de formalizar o seu negócio. Às vezes, muitos não avançam porque falta educação financeira, uma mentoria de qualidade, e isso tudo é investimento, o que nem sempre eles têm condições. Então a feira vem justamente para gerar esse espaço e trazer essa oportunidade de forma totalmente gratuita”, afirmou Paiva.

Realização

A Expo Favela Innovation – edição Sergipe é uma realização da CUFA/SE em parceria com a FHolding, tem o patrocínio do Governo do Estado, Banese, Assembleia Legislativa e Prefeitura de São Cristóvão, e conta com o apoio da Abrasel, Delmar Hotel, Fasouto, Ordepseg e Centro de Convenções AM Malls de Sergipe. A montadora oficial da Expo Favela é a Êxito Soluções em Eventos.

*Com informações da Central Única das Favelas em Sergipe e do Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais