Faltam investimentos em pesquisas científicas, diz ITPS

Aracaju sedia VI edição do Fórum do Confap e instituições de pesquisa criam boas expectativas (Fotos: Portal Infonet)

Presidente do ITPS, Leo Araújo

Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lucindo Quintans

A crise no Congresso Nacional atingiu em cheio a economia do país e consequentemente a área de pesquisa e desenvolvimento nas instituições científicas, segundo informações do presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS), Leo Araújo. Em Sergipe, por exemplo, uma película para tratamento de queimados que os resultados de aplicações feitas no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) são muito melhores do que qualquer medicamento que estejam no mercado, ainda não foi disponibilizada para o mercado por falta de investimento.

"Essa ciência já está num estado maduro. Mas, falta interação com o setor produtivo para que seja viabilizada para o mercado", afirma o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lucindo Quintans.

Segundo ele, existem vários projetos científicos em desenvolvimento na UFS com possibilidades de aplicabilidades muito prósperas, mas que precisam de recursos para tanto. Os estudantes de física, por exemplo, estão desenvolvendo detectores de agrotóxicos na cultura da laranja, de fácil diagnóstico que indica se a fruta está contaminada e o grau de contaminação. "Isso simplesmente colocando uma gota d'água em cima de um chip, é um processo muito rápido", afirma Lucindo Quintans.

O presidente do ITPS informa que em 2015 o instituto finalizou uma bolsa e tinha expectativas de conseguir novas bolsas ligadas a área de pesquisa em 2016, o que acabou não acontecendo. Isso porque, de acordo com ele, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) não pode disponibilizar recursos por falta de reajustes nos valores das bolsas.

"Este ano está sendo apresentado uma nova proposta para que o ITPS seja incluído na parte de fomento com bolsas", afirma, ao ressaltar que a 6ª edição do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) que acontece hoje e amanhã, 19, em Aracaju traz boas expectativas para as instituições. "A gente espera que a partir desse Confap possa ter um novo momento dentro do Estado", diz Leo Araújo.

A cerimônia de abertura do Fórum teve início às 10h da manhã e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e o presidente da Fapitec, José Heriberto Pinheiro Vieira.

Também estiveram presentes representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Financiadora de Estudos e Projetos, (Finep); Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Governo do Estado de Sergipe.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais