|
Evento aconteceu nesta quinta-feira, 22 (Foto: Portal Infonet) |
A Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDETEC), lançou nesta quinta-feira, dia 22, nove editais e a 2ª edição da revista Pesquisa-SE.
Os editais lançados são voltados para a área da Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T&I) e fazem parte dos Programas de Políticas Públicas, Programa de Apoio a Formação de Recursos Humanos, Programa de Pesquisa Científica e Programa de Divulgação Científica, somando mais de R$ 12 milhões de investimentos.
Através dos editais lançados serão contemplados 291 projetos e serão concedidas 268 bolsas e cinco prêmios destinados a jornalistas e pesquisadores que contribuíram com trabalhos relevantes de Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com o diretor-presidente da Fapitec, Jose Ricardo de Santana, o lançamento da 2ª edição da revista Pesquisa-SE, traz inovação. “A gente tem alguns editais de pesquisa que são de formação. Você também tem grupos de excelência e temos editais mais aplicados sejam a pesquisa nas empresas com ações de inovação, ou comuns, voltadas as políticas públicas. Na revista esse edital tem um perfil diferente porque a gente faz a pesquisa não só junto à comunidade do estado, mas após a pesquisa, a intenção é que aquele conhecimento transferido para aquela comunidade, então ajuda o pesquisador a desenvolver a pesquisa e a comunidade a continuar na geração de emprego e renda”, afirma.
O secretário de Estado da Casa Civil, Zezinho Sobral, esteve na solenidade representando o governador Jackson Barreto.
“O governo tem ações em diversas áreas e a atuação é muito promissora porque além das políticas sociais nas suas execuções, temos pesquisas que validam, melhoram e desenvolvem políticas sociais e se tornam referência em nível de Brasil. O volume de recursos determina o valor que ele [governo] dá no segmento de pesquisa, então Sergipe é detentor de tecnologias sociais, investe no segmento de pesquisa, tem produtos na área de informática e agrícola e tudo é fruto dos investimentos ao longo dos anos”, diz.
Núcleos
Também já foi lançado este mês, o Edital para o Programa de Integração da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Educação Básica (CT&I-EB) que teve investimentos de R$ 1.065.120,00. Através do programa, os projetos selecionados criarão grupos tutoriais para a melhoria da educação básica utilizando ferramentas de CTI envolvendo as áreas de Língua portuguesa, Ciências e Matemática nas escolas. As propostas deverão ser encaminhadas à Fapitec/SE no formato eletrônico até o dia 24 de junho.
Por Aisla Vasconcelos