Fapitec realiza seminário sobre propriedade intelectual

0

Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) realiza na próxima quinta-feira, dia 4, o II Seminário de Propriedade Intelectual como Instrumento Estratégico para o Desenvolvimento Industrial e Tecnológico. Fruto de uma parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), através do Acordo de Cooperação Técnica que visa oferecer cursos de capacitação em Propriedade Intelectual (PI), o seminário tem como objetivo sensibilizar os participantes para esse treinamento que ocorre em novembro no Estado.

A programação consta de palestras sobre os temas “Importância da Propriedade Industrial no Contexto do Desenvolvimento Tecnológico e Industrial”, com o chefe da Divisão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do Ceará, Alberto Moreira e “Mecanismos de Apoio à Inovação em Sergipe”, que será ministrada pelo diretor-presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana. Durante o seminário também será apresentado um caso de sucesso em propriedade intelectual, pelo empresário local e sócio administrador da Engepet, Homero Pessoa Pinto.

Para Ricardo Santana, a iniciativa busca o fomento à geração, à proteção e a comercialização da PI, para um melhor atendimento e usos do sistema de proteção. “A crescente demanda por inovação gera conhecimento e é necessário saber como utilizar isso, como acessar essa base para utilizar em termos de comércio, de forma protegida”, ressaltou ao observar que o seminário é voltado para professores, pesquisadores, gestores de tecnologia, empreendedores e estudantes, além de micro, pequenos e médios empresários do estado de Sergipe.

De acordo com ele, a parceria com o INPI visa a realização de Cursos em nível Básico e  Intermediário. A ação conjunta se apresenta como iniciativa de suma importância para a disseminação da cultura de PI e uso da informação tecnológica existente no banco de patentes, assessorando instituições que mantenham atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) consideradas estratégicas e no uso da informação tecnológica.

A primeira capacitação será um Curso Básico de Propriedade Intelectual, previsto para o período de 22 a 26 de novembro.

A realização do seminário conta com a parceria do Sebrae. Apóiam a iniciativa o Governo de Sergipe, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), SergipeTec, Universidade Federal de Sergipe e Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) da Unit.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Fapitec.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais