FGV aponta queda de preços pelo quarto mês consecutivo

Com a deflação de 0,79% de agosto, o país teve queda de preços pelo quarto mês consecutivo. A contagem é feita pelo Índice Geral de Preços- Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgado hoje, dia 6, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A seqüência de queda de preços é a principal desde 1998, segundo Salomão Quadros, do coordenador de Análises Econômicas da FGV.

Segundo o economista, a forte queda em agosto faz com que a FGV espera mais uma deflação em setembro. Quadros cita outros fatores, como o setor siderúrgico que, além de grande ter um peso importante no Índice, vem respondendo às variações de preços do mercado internacional.

Salomão Quadros informou que o preço do aço no mercado internacional já caiu, em média, este ano, mais de 10%. Outro produto que tem variação de preços baseada no mercado internacional é a soja que, de acordo com o coordenador, vem apresentando o mesmo comportamento da siderurgia.

 

Para Quadros, o Brasil aprendeu a ter deflações, que passaram a ser mais freqüentes na economia do país. Ele afirmou que em 98 (julho a novembro) as taxas negativas vieram acompanhadas de recessão e que de maio a julho de 2003, ela aconteceu junto com a estagnação da economia, embora, não tenha registrado dois trimestres seguidos de queda do Produto Interno Bruto (PIB).

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais