Fórum das micros e pequenas empresas

O governo do Estado, através a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedetec), tem priorizado o apoio às micro e pequenas empresas sergipanas a partir de várias ações. O ano passado, foi instalado o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL-SE), com mais de 20 instituições parceiras, cujos trabalhos estão sendo desenvolvidos em todo o Estado, tendo como objetivo organizar  os principais APLs de Sergipe.

Como fruto do trabalho do APL-SE, o Banese lançou recentemente uma linha de crédito especial para o segmento, o CrediAPL. Em meados de 2007, a partir de subsídios da Sedetec e da Sefaz, o governo aderiu à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, promovendo forte desoneração do ICMS que chegou a isentar desse tributo as microempresas com faturamento anual de R$ 360 mil. Sergipe apareceu na mídia como campeão de desoneração tributária das MPE. Na mesma ocasião, o governo privilegou as MPE nas compras públicas que passaram a abocanhar grande parte das licitações desde então.

A política de apoio aos micros e pequenos negócios prossegue com a instalação, agora em setembro, do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas e do Grupo de Trabalho Permanente pela Formalização dos Micro e Pequenos Negócios  (GTP Formalize-SE). Para facilitar o acesso ao crédito pelas MPE, tido como o gargalo do segmento depois que a Lei Geral resolveu a questão tributária, a Sedetec e o Banese estão formatando uma linha de crédito especial para as MPE, que tem como novidade a utilização do Fundo de Aval de Sergipe, criado no governo de Albano Franco, por iniciativa do deputado Marcos Franco e paralisado no governo passado, que irá suprir parte da garantia real exigida nos empréstimos.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais