França detém maior número de usinas nucleares

O dr. Pedro Diniz Figueiredo, ao falar para os empresários da Associação Comercial, na manhã da sexta-feira, revelou que as usinas de carvão ainda são as maiores fornecedoras de energia, no mundo, num total de 38%. A energia hidráulica, através de hidrelétricas, produzem apenas 17%. A França é a maior produtora de energia através de usinas nucleares: são 78,46%, enquanto nos Estados Unidos este número não chega a 20%.

Todavia, os americanos têm maior número de usinas, no caso 104. A América Latina tem apenas seis usinas: México, Argentina e Brasil, cada um, tem duas usinas nucleares. A Argentina e o Brasil constroem uma terceira unidade. Dentre os países em vias de desenvolvimento, a Índia é o que tem maior número de usinas: oito, no total.

Ele afirmou, em sua palestra, que o Brasil tem ótimas áreas para expansão de novas usinas nucleares (mas, no caso da Amazônia,o problema maior é a distância dos centros consumidores, nunca menos de 2 mil quilometros).

O governo só vai tratar de uma quarta usina – e esta sim deve ficar no Nordeste – quando tiver concluído Angra 3. O Brasil tem urânio, principalmente o urânio 235, suficiente para manter todas estas usinas em funcionamento e as que estão sendo projetadas.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais