Começa nesta segunda-feira, 25, uma série de cursos do ‘Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco’, nos municípios de Lagarto e Salgado (SE). A primeira atividade será realizada no Povoado Abóboras, Salgado, e reunirá 90 pequenos produtores de fumo da localidade.
Nesse primeiro momento, os fumicultores serão capacitados sobre o ‘Mais Alimentos’, uma linha de crédito específica do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) que financia investimentos em infraestrutura para melhorar e aumentar a produção da propriedade rural familiar. Os cursos prosseguem até fevereiro, num total de dez, e beneficiam 380 pequenos produtores (datas e locais na tabela abaixo). Além das atividades de formação, esses agricultores têm acompanhamento técnico.
O “Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco” é uma iniciativa do MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), por meio da SAF (Secretaria de Agricultura Familiar), em parceria com o Centro de Comunitário de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro (CFAC).
O objetivo do programa é apoiar a implantação de projetos de extensão rural, formação e pesquisa para que sejam desenvolvidas estratégias de diversificação produtiva em propriedades de agricultores familiares que produzem fumo, buscando novas oportunidades de geração de renda e qualidade de vida das famílias. Tem como princípios são o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar, a diversificação, as parcerias e a participação dos agricultores familiares.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B