Funcionários da Petrobras entrarão em greve na segunda

Trabalhadores em uma das manifestações realizadas pelo Sindipetro (Foto: Arquivo/Ascom-Sindipetro)

Os funcionários efetivos da Petrobras entrarão em greve a partir da próxima segunda-feira, 26. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, 23, em assembleia geral realizada em várias áreas da estatal, instaladas no Estado de Sergipe, segundo informações do sindicalista Bruno Dantas, diretor do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estado de Alagoas e Sergipe (Sindipetro).

De acordo com Bruno Dantas, a greve geral é consequência da falta de entendimento para fechar o acordo coletivo de trabalho para os próximos doze meses. A categoria pleiteia reajuste salarial em índice superior a 8,97%, que seria o patamar da inflação acumulada nos últimos dozes meses, segundo Bruno Dantas. Mas a Petrobras, conforme o sindicalista, está propondo um índice bem inferior: 6% imediatos e outros 2,8% a ser concedido a partir do mês de fevereiro do próximo ano.

O sindicalista informou ainda que a categoria rejeita a proposta da estatal que estabelece redução de jornada de trabalho com redução de salários. Pela proposta da empresa, conforme Bruno Dantas, a jornada de trabalho sairia das 8h diárias na área administrativa para 6h e, em contrapartida, os funcionários sofreriam com a redução de salários no patamar de 25%.

Sem prejuízo

A Petrobras se manifestou por nota enviada à redação, informando que foi notificada pelas entidades sindicais sobre o movimento grevista e que protocolou na quinta-feira, 22, pedido de mediação junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Na nota, a estatal esclarece que a mobilização dos trabalhadores não causará prejuízo às atividades da companhia e que a empresa está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança e integridade das pessoas e instalações.

Em relação às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho de 2016, a empresa informa que foram realizadas diversas reuniões e apresentadas quatro propostas, “todas elas com avanços que buscaram atender às demandas apresentadas pelos sindicatos dentro das limitações financeiras da Petrobras”.

*A matéria foi alterada às 13h27 para acréscimo de informações enviadas pela assessoria da Petrobras

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais