Funcionários da São Pedro ainda não têm futuro definido

Ônibus foram recolhidos na última terça-feira, 18 (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os trabalhadores da Viação São Pedro ainda não têm conhecimento do seu futuro. Após os veículos da empresa terem parado de circular na última terça-feira, 18, eles perderam seus empregos. O Sindicato dos Trabalhadores Transportes Rodoviários de Aracaju (Sintra) afirma que a intenção agora é de que todos os ex-funcionários da empresa sejam reaproveitados na nova cooperativa, substituita da São Pedro, que pode ser a Cooperativa de Transporte Alternativo de Aracaju (Coopetaju) ou Cooperativa de Transportes Alternativo de Sergipe (Coopertalse).

O presidente do Sintra, Miguel Belarmino, contou que o sindicato se reuniu com os trabalhadores da São Pedro na tarde desta quarta-feira, 19, para explicar a situação em que eles se encontram na transição entre a São Pedro e a futura cooperativa. “O sindicato está buscando fechar os empregos com a possível cooperativa. Aproveitamos essa reunião hoje para pedir paciência aos trabalhadores”, disse Belarmino.

O presidente disse que a fase de transição pode causar impaciência aos 52 trabalhadores desempregados. “Satisfeitos ou não, eles terão que esperar. Porque o emprego pra eles hoje, não tem. Mas pode ter amanhã. Estamos no caminho de buscar esses empregos pra eles”, falou Belarmino.

Miguel Belarmino, presidente do Sintra (Fotos: Portal Infonet)

A reunião do Sintra contou também com a presença do advogado do sindicato, Carlos Jung, que falou da nova ação pública que o Sintra ajuizará, visando a liberação imediata dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Vamos entrar com essa ação, para que, os trabalhadores que não forem reaproveitados, recebam seu seguro desemprego. Queremos essa liberação para que os trabalhadores tenham pelo menos um fôlego para suportar o momento de espera até as novas contratações”, disse o advogado.

Nova empresa

De acordo com o presidente Belarmino, a decisão sobre qual cooperativa irá circular no lugar da São Pedro está nas mãos da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A assessoria de comunicação da Sedurb afirma que a expectativa é de que essa decisão seja tomada até a próxima semana.

O advogado Carlos Jung e o presidente Belarmino falam sobre o posicionamento do sindicato diante da situação dos trabalhadores 

De acordo com a assessoria, a Sedurb tem pressa para definir a cooperativa e resolver a situação dos trabalhadores. A assessoria informou que a pressa se deve ao fato de que, no lugar dos ônibus da São Pedro, estão circulando veículos da frota reserva, que deveriam ser utilizados em finais de semana prolongados e feriados, ou no caso de ônibus danificados ou em manutenção.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais