GBarbosa: Mudança do Setor de Compras causa apreensão

Funcionários estão trabalhando apreensivos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Funcionários do Grupo GBarbosa estão apreensivos com o possível fechamento do Setor de Compras [poderá ser transferido para Salvador/BA] e com a tercerização dos setores de Limpeza e Alimentação. A Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (Fecomse) acredita que o número de desempregados possa chegar a 1.000.

Segundo o presidente da Federação dos Comerciários, Ronildo Almeida, “o total de demissões feitas pelo GBarbosa em Sergipe pode chegar a 1.000, ao incluir nessa conta os empregados com menos de um ano de casa que podem ter sido demitidos e as homologações dos comerciários com mais de um ano de trabalho que foram feitas no Sindicato dos Empregados no Comércio de Aracaju (SECA), no período de janeiro a março deste ano”.

Ronildo Almeida: "falta posicionamento da classe política"

Ronildo Almeida disse que o fechamento de setores importantes em Sergipe traz prejuízos para a economia do estado como também para a classe trabalhadora. “A informação que temos é que todos os empregados dos Setores de Compras, Limpeza e Alimentação serão demitidos. O prejuízo se estende aos representantes comerciais de Sergipe e aos pequenos, médios e grandes produtores, que eram fornecedores do GBarbosa”, entende.

“Nós lamentamos a falta de posicionamento da classe política de Sergipe, principalmente do governo do Estado, uma vez que o fechamento e transferência de setores importantes em Sergipe e demissões de comerciários ocorrem também em 2005 quando a multinacional Walmart adquiriu o Bompreço. Nenhuma posição política é tomada”, reclama o presidente da Fecomse.

Empenho

Zeca da Silva: "Falta de consideração com os sergipanos"

Da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Zeca da Silva (PSC), também pediu empenho aos órgãos competentes do Governo do Estado, quanto à transferência do Setor de Compras do Grupo GBarbosa para a Bahia a partir do próximo domingo, 1º de abril.

“Estamos falando de um grupo que é genuinamente sergipano, que nos dá orgulho pelo seu porte e robustez. Não nos preocupa apenas por ser o setor de compras, mas sim com toda a cadeia produtiva. Imaginem o prejuízo que isso pode causar aos sergipanos? Foram demitidas 20 pessoas e outras estão sendo levadas para outro Estados. Nossos pequenos produtores e pequenos comerciantes vão ficar órfãos. E toda a produção vai ser escoada para onde?”, questiona Zeca da Silva.

Para o deputado, o Grupo GBarbosa é o maior vendedor e comprador de qualquer produto no Estado. “Peço aos líderes do governo, aos nossos representantes que entrem em contato com a direção do grupo GBarbosa porque nós estamos estarrecidos.  Dentro de sua receita, Sergipe tem uma posição significativa no faturamento do grupo o que é um desrespeito com o nosso Estado. É uma falta de consideração com os sergipanos. Pode ser uma marola, mas isso começa pelo setor de compras e termina com o fechamento de todo o centro distribuidor. Aí serão incalculáveis as demissões em nosso Estado”.

Maria Mendonça: "Apelo que deixem aqui toda a base"

A deputada Maria Mendonça (PSB) lembrou que o grupo GBarbosa iniciou sua trajetória em Itabaiana, com os irmãos Noel e Gentil Barbosa, e depois se expandiu por todo Estado e além fronteiras.

“A gente lamenta quando toma conhecimento que estão levando o setor de compras para Salvador . É isso que, de fato, operacionaliza todo o funcionamento e a logística. Sem contar os empregos que serão extintos em nosso Estado. É triste isso, inclusive pela origem do grupo que foi em Sergipe. O GBarbosa é uma empresa da gente sergipana! O grupo que comprou a rede tinha que respeitar essa questão da origem. Apelo no sentido que deixem aqui toda a sua base”, enfatiza Maria Mendonça.

A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de Comunicação do Grupo GBarbosa, que ficou de enviar uma nota, mas não o fez até o fechamento da matéria. O portal continua a disposição do grupo para quaisquer informação pelo telefone (79) 2106 -8000 ou pelo e-mail:  jornalismo @infonet. com.br

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais