Governo busca recursos para o perímetros irrigados

O presidente da Codevasf, Orlando Castro, e o governador Marcelo Déda / Foto: Sérgio Amaral
Dentro da extensa agenda oficial que está cumprindo em Brasília esta semana, o governador Marcelo Déda levou nesta quarta-feira, 29, ao presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Orlando Castro, os pleitos de Sergipe no sentido de acelerar os investimentos na revitalização e manutenção dos perímetros irrigados em todo o estado.

“O objetivo central do Governo do Estado é mobilizar a Codevasf  para fazer um investimento estratégico que dê aos nossos perímetros capacidade plena de produção, com uma manutenção adequada que possa oferecer segurança aos irrigantes que ali trabalham e tranquilidade para que eles possam plantar e colher”, destacou o governador.

Durante a audiência, que teve como um dos principais focos os perímetros irrigados do Baixo São Francisco, Déda expôs a situação de sucateamento existente em todos os perímetros irrigados em Sergipe, mostrou os riscos que a falta de manutenção de bombas, canais e equipamentos trazem para a economia local e os parceleiros. “Temos dados que revelam uma tendência de recuperação da cultura do arroz na região, mas há a preocupação de que esse movimento seja frustrado pela falta de investimentos na manutenção dos perímetros irrigados”, ponderou o governador.

Déda e Castro conversaram sobre a situação das cidades do Baixo São Francisco que estão recebendo investimentos na construção do sistema de esgoto sanitário. Parte do programa de revitalização do rio São Francisco, o projeto pretende dotar todas as cidades que margeiam o São Francisco com um amplo sistema de coleta e tratamento e esgoto. “É preocupante para Sergipe o ritmo de algumas dessas obras, especialmente com o comportamento de algumas construtoras que paralisaram os trabalhos, deixando prejuízos para os prefeitos, que ficaram com ruas quebradas e uma grande lentidão na recuperação das vias que foram danificadas”, detalhou o governador.

Na audiência, o governador e o presidente da Codevasf também trataram do projeto Jacaré-Curituba. “Orlando Castro relatou o estágio das obras e a previsão é de que até o início de 2010 a Codevasf entregará o projeto ao Governo do Estado”, informou Marcelo Déda,  que destacou ainda a situação de Telha e do perímetro irrigado de Propriá, que foram inundados pelo rompimento de um dique durante as chuvas que elevaram o nível do riacho Jacaré.

Diante do problema, lembrou o governador Marcelo Déda, o Governo do Estado colocou imediatamente à disposição da Codevasf toda a estrutura do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) para auxiliar na recuperação das estradas e pontes atingidas pelas chuvas, devolvendo a normalidade aos parceleiros.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais