Governo de Sergipe fará cortes nas finanças públicas

Jackson Barretos: debater cortes com Marcelo Déda (Fotos: Cássia Santana)

As finanças públicas sofrerão cortes para que o Estado tenha condições de se adequar às imposição da Lei de Responsabilidade Fiscal e possa garantir o pagamento em dia do salário dos servidores. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 22, durante entrevista concedida pelo governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB). Ele não antecipa, mas garante que todas as medidas que deverão ser anunciadas posteriormente serão debatidas com o governador Marcelo Déda, que está licenciado do cargo para dar continuidade ao tratamento contra o câncer.

Jackson Barreto revela que as dificuldades financeiras estão afetando diretamente todos os estados brasileiros e 20 governadores já declararam estado de calamidade pública quanto à capacidade de investimentos e pagamento da folha dos servidores. “Muitos Estados já estão cortando gastos, extinguindo secretarias e cargos comissionados, juntando empresas e nós estamos caminhando para este objetivo”, comentou o governador em exercício, sem descartar a possibilidade de Sergipe engrossar a fila da calamidade pública quanto às finanças.

O governador em exercício revelou que, após quitar a folha de pagamento do mês de agosto, pretende viajar a São Paulo para um encontro reservado com o governador Marcelo Déda para estudar as alternativas e os cortes que o Estado deverá enfrentar. “É necessário fazer muitos cortes aqui até para dar sustentação à administração”, justifica. “Não temos nada definido, estamos pensando, estudando e analisando, mas não temos nenhuma proposta neste momento”, observou.

Maior comunicação

Jackson: maior interlocução entre secretários e deputados

Jackson Barreto também falou sobre o tom da conversa que teve com o secretariado. O encontro, segundo o governador em exercício, foi marcado por um apelo: maior entrosamento entre o secretariado e os deputados estaduais da base governista. O governador em exercício considera fundamental que todo secretário, independentemente de pedidos formais, repassassem informações completas sobre as ações administrativas e os investimentos realizados em Sergipe aos parlamentas que dão sustentação ao Governo. “Os deputados precisam saber o montante de investimento que é feito em cada obra, em cada área”, observou. “Até para fortalecer as discussões. Não para guerrear com adversário, mas para dizer o quanto o Governo Marcelo Déda e o que tem sido feito pelo governador em exercício para o Estado continuar caminhando, se modernizando e trabalhando”, explicou.

Jackson Barreto alertou para a necessidade do secretariado tomar iniciativas para encaminhar as informações aos parlamentares. “Os secretários não podem ficar fechados em si mesmo. Cada secretaria tem um montante de obras, mas estas obras não chegam ao conhecimento dos deputados”, observou o governador em exercício.
Jackson Barreto também sentou com os deputados da bancada situacionista alertando para a necessidade de se fazer maior divulgação das obras que estão sendo realizadas pelo Governo. “Por outro lado, pedi aos senhores deputados que, com estes elementos em mãos, tenham mais informações para defender o governo, que é um governo que honra o Estado e não apenas do ponto de vista da ética, mas também do grande volume de obras que está se fazendo”, considerou.

Para Jackson Barreto, o encontro com o secretariado foi bem proveitoso. “Foi uma maravilha, conversamos muito em clima amistoso e fiz este apelo aos secretários”, considerou. Jackson Barreto reconhece a necessidade de maiores avanços em termos de serviços públicos em defesa da coletividade, mas acha que a situação seria pior se o Governo não tivesse realizados as obras. “Temos agora que trabalhar mais porque o povo quer mais e o governo tem que fazer mais”, observou.

A próxima meta do governador em exercício é realizar encontros com os auxiliares de todas as secretarias para que todos fiquem sintonizados para que as informações sejam transmitidas aos parlamentares. Será um encontro para “afinar a viola”, conforme conceituou o próprio Jackson Barreto. “Está precisando fortalecer e ampliar a comunicação”, considerou o governador, deixando claro que o desabafo não estaria dirigido ao secretário Carlos Cauê, da Comunicação. “O secretário de comunicação faz a sua parte, que é específica do Governo, mas é necessário que cada secretaria valorize o trabalho de seu secretário”, enalteceu. 

Pauta comum

O governador em exercício, Jackson Barreto, viaja na tarde desta quinta-feira, 22, para Maceió, onde participará de reunião com os governadores do Nordeste com o objetivo de criar uma pauta comum para encontrar soluções para enfrentar a crise financeira que os Estado enfrentam com a queda de receita.

Na reunião que acontecerá à noite, em Maceió, capital alagoana, os governadores do Nordeste pretendem construir uma pauta conjunta com propostas, condensadas em documento único que deverá ser encaminhada à presidente Dilma Rousseff, de forma a trazer alternativas para que os governadores possam recompor perdas do Fundo de Participação dos Estados. “Que a presidente que já liberou recursos para prefeituras, procure agora liberar recursos para os Estados porque os governadores estão com dificuldade de cumprir a folha de pessoal”, revelou.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais