Governo lança campanha para doação de IR a crianças e idosos em SE

Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 4, na Receita Federal. (Foto: Portal Infonet)

Foi lançada na manhã desta quarta-feira, 4, a campanha ‘Destinar 2020’, de iniciativa do Governo de Sergipe em parceria com a Receita Federal, o Conselho Regional de Contabilidade e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O projeto tem a iniciativa de sensibilizar os contribuintes a destinarem parte do seu Imposto de Renda (IR) aos fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso.

Delegado da Receita Federal destaca importância do repasse. (Foto: Portal Infonet)

O delegado da Receita Federal, Marlton Caldas, detalhou que a doação pode ser feita de forma direta pelo próprio contribuinte no ato de preenchimento da declaração do IR. Ele garantiu que não haverá cobrança extra para os que se adequarem ao projeto. “É uma destinação de até 3% que pode ser deduzida na sua declaração e fará com que ele aumente seu imposto a ser restituído ou reduza o seu imposto de renda a ser pago, a depender da situação. O contribuinte destina e ainda pode dizer onde deve ser aplicado o percentual”, explicou.

Novidade em 2020 na lista de fundos aptos a receberem doações, o Fundo do Idoso de Aracaju é o único dentre os municípios de Sergipe que se enquadrou nos critérios estabelecidos e que poderá ser alvo da ‘Destinar 2020’. “É o único fundo que está apto a receber e nós da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social estamos felizes com essa campanha. Da nossa parte, também faremos uma campanha de sensibilização”, citou a secretária de Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.

Vice-governadora fala da iniciativa estimulada por ela ainda quando secretária em Aracaju. (Foto: Portal Infonet)

Para a vice-governadora Eliane Aquino (PT), presente no evento enquanto representante do Governo de Sergipe, a maior dificuldade da campanha tem se inserido no acesso da informação aos contribuintes interessados na doação. “Nós estamos trabalhando por uma mudança de cultura no Estado de Sergipe. É preciso que as pessoas entendam melhor como funciona essa destinação. Desde que fui secretária estadual no governo de Marcelo Déda a gente já tentava fazer com que isso acontecesse, mas tentávamos sozinhos, a nível estadual. Quando chegamos à secretaria de Assistência Social de Aracaju passei a procurar a receita e iniciamos essa campanha de forma integrada, aí tivemos um resultado muito maior”, completou.

A declaração de IR, bem como a permissão para doação aos fundos citados, foi iniciada na última segunda-feira, 2. O prazo se estenderá até o dia 30 de abril.

 

 

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais