Governo pode rever expectativa para o PIB

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a previsão oficial de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 7% para este ano poderá ser corrigida a partir dos números do terceiro trimestre. “Porque aí você sabe concretamente o que aconteceu e, provavelmente, você vai subir essa conta de 7% para 7,3% ou 7,4%. Alguma coisa assim. Eu diria que 7% já estão garantidos”, afirmou na última quarta-feira, 15. 

O crescimento do PIB primeiro semestre foi de 8,9%, mas está em desaceleração. A maioria dos analistas prevê um crescimento acima de 7%. “Eu prefiro ir pari passo, deixar que a economia mostre seus resultados para depois fazer a correção dos dados do governo”.

O ministro lembrou que a última vez em que o PIB brasileiro cresceu acima de 6% foi em 1986. A diferença, segundo ele, é que o crescimento hoje é sustentável. “É um crescimento sólido, que poderá prosseguir nos próximos anos”. Para o próximo quadriênio, a estimativa é crescer, em média, 5,8% ao ano.
 
Mantega destacou que a taxa de investimento deve fechar o ano entre 22% e 23%, “o que é excelente”. O ministro disse que não é o consumo que está puxando o crescimento, mas o investimento, o que resulta em aumento da produtividade. O ministro deu as declarações ao falar para cerca de mil empresários da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais