Greve já fechou 85% das agências bancárias do Estado

Sindicatos farão assembléia para avaliar os primeiros dez dias de greve (Foto: Arquivo Infonet)
A greve dos bancários de Sergipe entra no nono dia de paralisação nacional com 124 agências fechadas, ou seja, 85% do total existente no Estado. Nos bancos públicos, com exceção do Banco do Estado – Banese -, que está com 48% de paralisação, a greve já atingiu 90%. As agências da Caixa Econômica mantêm-se 100% fechadas; as do Banco do Brasil também. Já no Banco do Nordeste, a paralisação está aquém da expectativa, com apenas 7 das 15 agências fechadas, ou seja, 46% de paralisação.

No Banese, apesar das dificuldades de mobilização, inclusive com pedido de interdito proibitório que foi negado pela Justiça do Trabalho, a paralisação já atingiu 36 das 73 agências, o equivalente a 48%. Na última quarta-feira, dia 6, a mobilização foi intensificada com a lavagem da calçada do Banese Central. Nesta quinta-feira, dia 7, a comissão de convencimento viajou para o interior do Estado e conseguiu fechar a agência de Itabaiana.

A exceção do Bradesco, a greve em Sergipe está fortalecida também nos bancos privados. Das 28 agências em funcionamento no Estado, 11 estão paradas, ou seja, 39%. Lamentavelmente, houve um recuo entre os bancários do HSBC. Os bancários do Itaú Unibanco, Santander/Real, Mercantil e Rural estão dando exemplo. No Itaú Unibanco, Santander/Real, Mercantil e Rural, todas as agências estão paralisadas. Infelizmente, a truculência no Bradesco impera e os colegas, que não têm imunidade não tiveram coragem de aderir à luta da categoria.

Sem nova proposta dos bancos para atender as reivindicações da categoria (pedido de reajuste de 11% e oferecido 4,29%), nacionalmente a greve tem aumentado diariamente e já atingiu 7.723 agências nos 26 Estados e no Distrito Federal – um acréscimo de 286 em relação ao dia anterior, e praticamente dobrando (99,7%) desde o primeiro dia (3.864).

O Comando Nacional dos Bancários avalia que esta já é a maior greve da categoria bancária nos últimos 20 anos. Para aumentar ainda mais a mobilização, nesta quinta-feira (7), às 16 horas, os bancários de Sergipe participam de uma atividade em frente ao Banese Central, com a presença de um professor de Educação Física, que orientará ginástica com alongamento.

E na sexta-feira, dia 8, o Sindicato realiza mais uma atividade em frente à Caixa Econômica (Calçadão da João Pessoa com Praça General Valadão), com concentração a partir das 16h, de onde sairá uma passeata, às 16h30, pelas ruas do centro da cidade até a sede do Sindicato. Logo após, às 17 horas, tem assembleia para avaliar os dez primeiros dias de greve.

Fonte: Ascom/Sindicato dos bancários

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais