Grupo espanhol assina termo de concessão do Aeroporto de Aracaju

Termo de concessão do Aeroporto de Aracaju foi assinado nesta sexta-feira, 6 (Foto: arquivo Portal Infonet)

O grupo espanhol Aena Desarrollo Internacional assinou simbolicamente nesta sexta-feira, 6, o termo de concessão do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, com o Ministério da Infraestrutura e com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa, que venceu a quinta rodada do leilão de aeroportos em março, também vai administrar os aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, ambos na Paraíba; de Recife, em Pernambuco; de Maceió, em Alagoas; e de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Ao todo, foram concedidos 12 aeroportos, divididos em três blocos, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. O investimento previsto para os três blocos é de R$ 3,5 bilhões, no período de 30 anos, na ampliação e manutenção dos aeroportos. Juntos, os terminais concedidos recebem 19,6 milhões de passageiros por ano, o que equivale a 9,5% do mercado nacional de aviação.

Novos leilões

De acordo com o ministro Tarcísio de Freitas, já estão previstas a sexta e sétima rodada de leilões de aeroportos da Infraero, que incluem aeroportos localizados em todas as cinco regiões brasileiras. A sexta deve sesr realizada em outubro de 2020, com três blocos, que incluem aeroportos na Amazônia, de Goiânia (GO), no Nordeste e aeroportos importantes no Sul, como Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná.

A sétima rodada está prevista  para até o início de 2022, também com três blocos importantes de aeroportos, que incluem os terminais de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Com isso, todos os aeroportos operados pela Infraero estarão concedidos e a empresa vai se dedicar a terminais regionais, junto com estados e municípios.

Com informações da Agência Brasil 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais