Hotéis voltarão a ter classificação por estrelas

Estabelecimentos que solicitarem nova classificação serão inspecionados (Foto: Emsetur)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur)  em conjunto com o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), realizou um evento em Sergipe, a fim de mobilizar a rede hoteleira para a importância dos estabelecimentos solicitarem a inserção no novo Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass). O Inmetro emitiu portaria regulamentando os requisitos para a classificação dos meios de hospedagem e o ITPS, órgão delegado no Estado, fará a inspeção do estabelecimento que solicitar a nova classificação, regulamentada pelo Ministério do Turismo.

De acordo com Miguel Ângelo Seixas, gerente executivo de Metrologia e Qualidade do ITPS, a solicitação é voluntária e deve ser feita pela internet, através do Cadastur. “O ITPS será responsável pela inspeção do empreendimento, a fim de confirmar se este atende os requisitos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Após fiscalizado, caso não atenda os itens da tipologia a qual quer ser enquadrado, é dado um prazo para que o estabelecimento faça as devidas adequações ou para que solicite uma nova classificação”, explicou ao destacar que o sistema obedece a sete tipologias com categorias de 1 até 5 estrelas: Hotel, Hotel Fazenda, Hotel Histórico, Resort, Pousada, Cama & Café, e ainda Flat ou Apart Hotel.

Segundo ele, até o momento nenhum estabelecimento em Sergipe solicitou o enquadramento à nova classificação. “Eventos mundiais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas já estão confirmados para o Brasil, o que vai movimentar o setor turístico em todo o país e a classificação vai agregar valor ao estabelecimento que solicitar sua inclusão no processo”, enfatizou Miguel Ângelo, observando que até agora somente 19 empreendimentos foram certificados no país.

O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, ressalta a importância da ação do Governo de Sergipe, através das Secretarias de Turismo e do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia para a atração de investimentos no Estado. “Além da demonstração do entrosamento entre as secretarias, a oportunidade possibilita o aumento da competitividade do setor hoteleiro sergipano”, diz.

Para o secretário de Turismo (em exercício), José Roberto Lima essa elaboração do novo sistema que será feita através da parceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e a sociedade civil, irá não apenas dar credibilidade ao setor hoteleiro, mas também aos clientes. “A classificação é  um importante mecanismo de comunicação com o mercado, sendo uma forma de divulgar informações objetivas sobre os meios de hospedagem, auxiliando assim aos turistas, brasileiros e estrangeiros que chegam ao país. Sergipe não poderia ficar omisso por conta disso a união dos órgãos do estado para essa fiscalização é essencial na busca de hospedagens de qualidade”.

Categorias

Levando em consideração que cada tipo de meio de hospedagem reflete diferentes expectativas e práticas do mercado turístico, o SBClass estabeleceu os seguintes critérios para classificação dos meios de horpedagem: Hotel – de 1 a 5 estrelas, Hotel Fazenda – de 1 a 5 estrelas, Cama & Café – de 1 a 4 estrelas, Resort – de 4 a 5 estrelas, Hotel Histórico – de 3 a 5 estrelas, Pousada – de 1 a 5 estrelas, Flat/Apart-Hotel – de 3 a 5 estrelas. Os requisitos estão divididos em de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem (mandatório) e de livre escolha do meio de hospedagem (eletivos), tendo como base uma lista pré-definida. Para que o meio de hospedagem seja classificado na categoria pretendida, o mesmo deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e deve demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e 30% dos requisitos eletivos.

O Sistema Brasileiro de Classificação é de adoção voluntária pelos meios de hospedagem, estando fundamentado em uma série de requisitos a que os meios de hospedagem devem atender. Os requisitos que devem ser atendidos pelos meios de hospedagem se referem a infraestrutura, onde são vinculados às instalações e aos equipamentos, aos serviços, de forma que estão vinculados à oferta de serviços e a sustentabilidade – vinculados às ações de sustentabilidade, uso dos recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável, de forma que o atendimento das necessidades atuais não comprometa a possibilidade de uso pelas futuras gerações.

Fonte: Emsetur (com informações da Sedetec)

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais