IBGE lança painel de dados socioeconômicos catalogados por cor e raça

De consulta simples e direta, painel reúne informações colhidas pelo IBGE sobre trabalho, renda, moradia e estudos, separados por raça e cor. (Foto: Agência Gov)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança hoje (14) o Painel Cor ou Raça. Visando facilitar a busca do usuário, o propósito do Painel é consolidar diversas informações divulgadas pelo IBGE e que são relevantes para a compreensão e o estudo das implicações das características de Cor ou Raça no Brasil.

O painel conta com mais de 30 variáveis e está organizado em 9 seções temáticas, além da introdução, são apresentadas estatísticas referentes a Distribuição da População, Desigualdade Social, Educação, Trabalho, Despesas e Rendimentos, Pobreza, Condições de Moradia, Microempreendedor Individual e são apontados Estudos sobre Cor ou Raça.

“Ter informações de Cor e Raça reunidas em um só lugar, torna mais acessível para a população que estuda o tema, que quer comparar dados de várias pesquisas e os produtos que o IBGE tem na temática. É algo que facilita muito no uso da informação, pois não basta só produzir, é importante que o usuário consiga acessar aquelas informações. Nós sempre falamos da missão do IBGE, que é ‘retratar o país com informações necessárias ao conhecimento da realidade e exercício da cidadania’, mas como as pessoas vão exercer a cidadania se elas não sabem acessar aquelas informações?”, pontuou a diretora da Diretoria de Pesquisas (DPE), Elizabeth Hypólito.

Marcia Quintslr, responsável por organizar o painel, explicou que ele não vai esgotar todos os temas, ele vai destacar alguns resultados. “No próprio Painel vão existir links onde a pessoa interessada poderá aprofundar aquela abordagem. O Painel em si é uma vitrine, em que esses resultados em destaques estão sob a forma de gráficos, tabelas ou mapas”, explicou.

Voltado a pesquisadores da temática, estudantes, gestores de políticas públicas e para a população em geral, a construção do Painel contou com a contribuição de vários especialistas conectados com temas, principalmente, sociais e econômicos, de diferentes áreas do IBGE, integrantes da Diretoria de Pesquisas (DPE) e da Diretoria de Geociências (DGC). A Coordenação de Serviços Online (CEON) do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) construiu o painel.

“A ideia inicial é tentar consolidar, numa única área, informações já divulgadas pelo IBGE em diferentes pesquisas; é um agregado de informações sobre Cor ou Raça. A maioria dessas informações já estão em base de dados oficiais, de forma que, quando essas informações forem atualizadas, os resultados já irão refletir no painel. Por exemplo, dados que já estejam no SIDRA, vão ser atualizados automaticamente no Painel”, destacou Leandro Albertini, Coordenador de Experiência e Serviços Online (CEON).

O Painel traz uma lógica temática, vinculando as diferentes pesquisas ou publicações do IBGE às informações em destaque. “Para tornar a consulta mais fácil para o usuário, está sempre indicada a fonte de cada informação, para que ele possa buscar a documentação daquela fonte e entender como o dado foi obtido. Isso é importante porque essas categorias de cor ou raça (preta, branca, parda, indígena e amarela) são sempre as mesmas identificadas em todas as pesquisas, mas existem especificidades na coleta e na publicação dessas categorias, que estão explícitas na documentação referente a cada fonte”, pontuou Marcia Quintslr.

O Painel inicia com uma breve apresentação e destacando a distribuição da população por cor ou raça a partir do Censo Demográfico 2022, com apresentação de gráficos, pirâmides, e links que vão levar a outras informações do Censo. Todas as informações do painel são referentes ao Brasil, mas os links permitem que os usuários consigam chegar a outros detalhamentos espaciais.

Os tópicos seguintes trazem também dados de pesquisas como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o Censo Agropecuário, da publicação Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil, dentre outras fontes. Ao final, há a indicação de uma série de estudos metodológicos que o IBGE realizou e artigos sobre essa temática.

“Temos muitas informações produzidas sobre esse tema, assim como outros temas transversais, como gênero, mas a gente não tem isso reunido em um lugar só. Reunimos no Painel informações sobre cor ou raça, inspirados no formato do painel que o IBGE disponibilizou na época da pandemia, o painel Covid 19”, concluiu Elizabeth Hypólito.

Fonte: Agência Gov

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais