Igreja, Incra e Ibama discutirão pobreza em Brejo Grande

A situação de extrema pobreza dos moradores de Brejo Grande vai ser colocada em discussão no dia 9 de agosto, numa iniciativa do Cáritas Diocesano de Propriá, que terá a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), conforme informações do padre Isaias Nascimento.

“Nos últimos 10 ou 12 anos houve um processo de empobrecimento muito grande no município e as pessoas, que antes tinham um pedaço de terra para plantar, hoje estão sobrevivendo apenas de um peixinho que pega no rio ou no mar. Brejo Grande concorre em pobreza com o município de Poço Redondo. Por causa dessa situação é que vamos promover essa discussão e tentar buscar ajuda”, explicou.

O padre Isaias Nascimento disse ainda que “a melhor solução para esse problema a desapropriação de terras, através do Programa de Reforma Agrária, para entregar aos trabalhadores que estão passando necessidade. É isso que vamos sugerir ao Incra”. Para ele, a recondução das famílias ao trabalho rural é uma opção que pode amenizar o quadro de miséria e fome.

As discussões sobre essa questão terão início no dia 7 de agosto e somente terminarão no dia 14, período em que será realizada uma Santa Missão. O dia 9 foi definido apenas para os debates com o Incra e o Ibama. O órgão ambiental entrou na pauta porque pretende criar uma Área de Proteção Ambiental (APA) na foz do rio São Francisco, onde justamente se encontra Brejo Grande.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais