Imposto de Renda: 62,72% dos sergipanos já entregaram a declaração

O prazo para realizar a declaração se encerra no dia 30 de junho (Foto: Agência Brasil)

A 15 dias para o termino do prazo, cerca de 62,72% dos sergipanos já entregaram a declaração do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal em Sergipe, no último levantamento sobre as declarações feito às 23:59h deste último domingo, 14, consta que a Delegacia da Receita Federal no estado já recebeu 141.133 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, o que corresponde a 62,72% do quantitativo total de declarações – 225.000 – que se estima receber até o encerramento do prazo em 30 de junho.

Nilson Lima, auditor da Receita Federal em Sergipe e coordenador do programa gerador de declaração do IR (Foto: Portal Infonet)

O auditor fiscal Nilson Lima, supervisor do Programa de Imposto de Renda da Receita Federal em Sergipe, destaca que a prorrogação do prazo final de entrega das declarações gerou uma leve desaceleração, mas que nas duas últimas semanas houve um aumento no ritmo das declarações e assim se tem mantido.

“Logo após o anúncio da prorrogação do prazo de pela Receita Federal houve, de fato, uma diminuição do ritmo de entrega das declarações, mas a partir do início deste mês, vem-se observando um crescimento significativo a cada dia”, salienta Lima.

Multa

Caso o contribuinte estiver obrigado a apresentar a declaração e não o fizer, estará sujeito a multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido.

Dicas para fazer a declaração do IR

Em março deste ano, Nilson Lima deu uma entrevista ao Portal orientando o contribuinte a como realizar a declaração sem cometer os erros básicos na hora de preencher o formulário. Releia as orientações do auditor fiscal clicando aqui.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais