![]() |
(Foto: Arquivo / Portal Infonet) |
Cerca de 720 famílias assentadas em Sergipe tem desta quarta-feira,16, a oportunidade de quitar ou renegociar, com descontos de 80%, suas dívidas referentes ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nos grupos A e A/C.
Os benefícios poderão ser acessados por meio de uma nova ferramenta lançada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma (Incra). Batizada como Sala da Cidadania, o novo portal de internet permitirá a beneficiários da reforma agrária e a proprietários rurais resolver, também, demandas relacionadas aos serviços oferecidos pela autarquia federal, de forma simples e rápida.
Na primeira etapa, as renegociações de dívidas do Pronaf serão oferecidas, exclusivamente, a agricultores que contrataram as operações de crédito via Banco do Brasil. Quem optar pela liquidação da dívida até 31 de dezembro de 2014 receberá um desconto de 80% sobre o valor total do seu débito. O boleto é emitido no ato e poderá ser pago em qualquer banco ou correspondente bancário.
No caso da renegociação de dívidas, será concedido bônus de adimplência de 50% sobre o saldo devedor a quem vive nas regiões Nordeste e Norte, e de 45% nas demais regiões do país. O prazo para renegociação é de até dez anos, com vencimento da primeira parcela em 2015.
Além de poder acessar à renegociação de dívidas e a outros serviços oferecidos pelo Incra via internet, em breve, o acesso ao portal Sala da Cidadania também poderá ser realizado pelo agricultor de forma presencial. “Em breve, nós iremos disponibilizar os serviços da Sala da Cidadania na Superintendência Regional, em Aracaju, e em outras 15 Unidades Municipais de Cadastro (UMCs) que temos espalhadas por todas as regiões de Sergipe e na área de 16 municípios baianos sob nossa jurisdição. É mais uma iniciativa importante do Incra, que dará condições para que milhares de famílias em todo o país possam quitar seus débitos e se estruturar financeiramente”, explicou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra em Sergipe.
Renegociações em todo o país
Além dos beneficiários da reforma agrária em Sergipe, outras 86 mil famílias assentadas em todo o país também poderão quitar ou renegociar dívidas do Pronaf via Sala da Cidadania.
O Portal foi lançado nesta quarta-feira em evento realizado no município de Uberlândia no Triângulo Mineiro. Ao todo, as famílias a serem atendidas contrataram 107 mil operações de crédito por intermédio do Banco do Brasil (BB) até 31 de dezembro de 2010.
O agricultor que optar pelo acesso à renegociação em uma das unidades implantadas pelo Incra nos estados, receberá as guias para pagamento e assinará um contrato que será enviado ao Banco do Brasil, com despesas postais custeadas pela autarquia federal.
Para ampliar o número de beneficiários, o Incra está negociando a celebração de novas parcerias com os Bancos da Amazônia e do Nordeste do Brasil, visando à extensão dos serviços aos contratos firmados pelos agricultores com essas instituições financeiras.
O acesso ao portal Sala da Cidadania e aos serviços oferecidos pode ser feito pelo endereço eletrônico: http://saladacidadania.incra.gov.br/
Fonte: Assessoria de Comunicação do INCRA/SE