Inflação do mês de julho foi negativa em Aracaju

Queda vem após a forte alta no nível dos preços ao consumidor do mês de junho (Foto: Arquivo Infonet)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Sergipe divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em Aracaju, houve variação negativa de menos 0,06% no mês de julho.

De acordo com o IBGE, a queda vem após a forte alta no nível dos preços ao consumidor do mês de junho, que sofreu os impactos da greve dos caminhoneiros. Na capital sergipana, os preços subiram 1,31% em junho. No Brasil, o IPCA de julho teve alta de 0,33%.

Em Aracaju, a variação negativa foi causada pela queda nos preços dos seguintes grupos: vestuário (-1,64%) e alimentação e bebidas (-0,85%). No caso dos vestuários, houve queda nos preços do subgrupo roupas (-2,06%) e calçados e acessórios (-1,10%). No caso dos itens alimentícios, o item tubérculos, raízes e legumes (-21,83%) teve a queda mais acentuada, seguido do item Hortaliças e verduras (-7,77%), carnes (-3,57%) e frutas (-2,85%).

O IBGE também informou que produtos que tiveram alta no mês de junho por conta da greve, apresentaram quedas acentuadas em julho. Em Aracaju, o preço do tomate caiu 26,49%, o da cebola, 26,47%, o da batata-inglesa, 24,15%, o da cenoura, 20,73%, e o do maracujá, 14,98%.

Com informações do IBGE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais