INSS: demora em resultado de consultas gera reclamações

INSS nega irregularidades (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do município de Propriá reclamam da demora na divulgação dos resultados das entrevistas realizadas pelo Instituto. Usuários reclamam também da demora para a marcação da perícia médica para quem busca o benefício do auxílio doença. Cerca de 150 agricultores estariam aguardando pelo benefício.

De acordo com o presidente do Sindicato da União dos Produtores Agricultores Rurais de Propriá/SE (Supatrarp), Heribaldo de Farias Lima, o site da previdência não informa se os benefícios foram concedidos, mesmo após os assegurados terem passado pelos trâmites necessários. “Quando entramos na página da previdência para consultarmos se os benefícios foram concedidos, não conseguimos obter a resposta. Não estamos satisfeitos com essa demora, já que esse é um direito reservado a qualquer cidadão”, queixa-se Lima.

Empréstimo

Outro fato denunciado pelo presidente da Supatrarp é o aumento no número de fraudes envolvendo o crédito consignado do INSS. Segundo ele, estão sendo descontados dos beneficiários cerca de 30% do dinheiro, que seria referente a empréstimos consignados.  “Esse fato têm sido uma constante. Os aposentados estão pagando por um empréstimo que não fizeram. Isso vem ocorrendo criminosamente descontando empréstimos consignados dos salários dos aposentados rurais, sem que os mesmos tenham concordado”, conta.

INSS

Procurado pelo Portal Infonet, o INSS de Sergipe, através de sua assessoria de comunicação, informou que a denúncia sobre a demora na divulgação dos resultados não procede. De acordo com a assessoria, na área rural existem muitos assegurados, com isso, as perícias médicas são feitas após as entrevistas. Por isso, o resultado dessas entrevistas só é possível depois da perícia médica.

Quanto aos empréstimos consignados em folha, que estariam sendo descontados irregularmente, o INSS explica que o órgão não tem como identificar se o empréstimo é fruto de uma fraude. Contudo, orienta que o beneficiário deve procurar a agência bancária e informar a irregularidade para que o desconto seja suspenso imediatamente.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais