|
Integrantes continuam na Cohidro (Fotos: Portal Infonet) |
Integrantes do Movimento Sem Terra permanecem ocupando a sede da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (Cohidro) e a previsão segundo os manifestantes é que o prédio seja desocupado apenas na quinta-feira, 25.
Eles estão acampados desde a manhã da última terça-feira, 23, em reivindicação aos 12 lotes empresariais do perímetro irrigado Jacarecica II que abrangem os municípios de Riachuelo, Malhador e Areia Branca, para que sejam desapropriados para fins de reforma agrária e destinados à agricultura familiar.
De acordo com Marcos André de Lima, representante do MST, durante reunião realizada na terça-feira, 23, houve avanços, mas eles permanecem no local. “Na reunião ficou decidido que vai haver a federalização, ou seja, o estado vai passar a área para o Incra que vai federalizar, só que ainda falta discutir a questão da Fazenda Tingui que fica em Malhador. Uma liminar pede que até o dia 29 de agosto haja retirada de 250 famílias. Nós vamos buscar uma reunião em Brasília para resolver essa situação”, informa.
Uma reunião entre integrantes do MST e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pode acontecer nesta quarta-feira, 24.
Marcha
|
A desocupação pode ocorrer amanhã, 25 |
Na próxima quinta-feira, 25, os integrantes do MST sairão em marcha a partir das 8h30 do trevo Aracaju/ São Cristóvão, para comemorar o Dia Nacional dos Trabalhadores Rurais.
Cohidro
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Cohidro que ficou de encaminhou nota. Segue abaixo.
Em reunião ocorrida na tarde da última terça-feira, 23, entre a Diretoria da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), mediada pelo secretário de Agricultura do Estado, José Macedo Sobral e o superintendente do INCRA, Leonardo Goes, foi negociada a desocupação pacífica da sede da Cohidro, em Aracaju, tomada por integrantes do MST na manhã do mesmo dia.
No encontro, o MST comprometeu-se em deixar a sede da Cohidro, após assinatura da Ata, com os pontos discutidos na reunião, devendo ocorrer a desocupação no dia 25, quinta-feira, diante do comprometimento do Governo do Estado em atender as reivindicações dos trabalhadores sem terra.
Na reunião, ficaram definidos os seguintes pontos, em relação à federalização do Perímetro Irrigado Jacarecica II, em Malhador:
1. Agendamento de reunião em Brasília junto com o INCRA, propondo aditivar o Convênio que visa adquirir terras para Reforma Agrária, incluindo recursos para resolver a questão da Fazenda Tingui.
2. A Cohidro e o Incra se comprometeram em fazer as demarcações na área onde os integrantes do MST estão acampados na Fazenda Tingui, para que seja definido quanto desta área pertence à Cohidro ou à Fazenda.
3. Ficou decidido que os lotes da Cohidro que os acampados exploram, serão repassados ao INCRA, através de instrumento jurídico, a fim de que possam ser assentados legalmente.
4. Estabeleceu-se que serão feitas reuniões quinzenais e posteriormente mensais para dar os devidos encaminhamentos às questões discutidas.
Informamos que a equipe técnica da Cohidro e do Incra, já estão hoje realizando as demarcações dos lotes, conforme o cronograma de compromissos assumidos na reunião de ontem. Salientamos ainda que o Governo do Estado, através da Seagri e da Cohidro, tem posição favorável ao pleito, em defesa da Federalização do Perímetro Irrigado Jacarecica II e aguarda que o MST, tanto desocupe a sede da Cohidro quanto assine a Ata do acordo firmado na reunião de ontem.
*A matéria foi alterada às 14h56 para acréscimo da nota da Cohidro
Por Aisla Vasconcelos