Investidores em energia dizem que ‘Luz para Todos’ dá prejuízo

O Instituto Acende Brasil, que representa investidores do setor de energia elétrica, divulgou estudo nesta segunda-feira, 15, em que as distribuidoras de energia estão tendo prejuízo com o programa ‘Luz para Todos’. A meta do programa é levar energia para todos os brasileiros até o fim do ano que vem.

O ‘Luz para Todos’ recebe recursos de contribuições pagas pelos consumidores de energia elétrica de todo o país, além de dinheiro das distribuidoras, que repassam o custo para a conta de luz. As distribuidoras alegam que o valor recebido não é suficiente para remunerar os custos do investimento e de operação das linhas.

Segundo dados do governo divulgados pelo instituto, se fossem considerados os custos reais do programa, poderia haver reajustes de mais de 30% na conta de luz de consumidores de Sergipe, Pará, Acre, Amazonas e Roraima.

O repasse para a conta do consumidor tem que ser autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que não permite um aumento maior do que 8% nas tarifas.

A idéia do Acende Brasil é que as distribuidoras recebam mais recursos para compensar os gastos com o Luz para Todos, o que pode resultar em aumento na conta de luz.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais