Se você foi um dos 4.634 contribuintes sergipanos que caíram na malha fina não se preocupe, ainda há tempo para regularizar sua situação junto ao ”leão”. Nesta última segunda-feira, 10, a Receita Federal disponibilizou o sétimo e último lote da restituição. Se você não foi contemplado, tenha certeza: está na malha fina.
“As pessoas que estão esperando a restituição e não receberam até ontem caíram na malha fina”, destaca o auditor da Receita Federal, Ricardo Celso. Segundo ele, não é momento para pânico. Ricardo alerta que está na malha fina quer dizer que há algumas inconstâncias nos dados que foram declarados à Receita. “Esses equívocos podem ser facilmente corrigidos”, pontua.
O auditor destaca que geralmente as pessoas se confundem na hora de declarar despesas médicas e informar os rendimentos. “Para despesas médicas, por exemplo, é destinado um valor x, e não se pode ultrapassar esse valor. Esse é um dos erros mais comuns”, diz. “Em relação a omissão de pagamentos, o contribuinte às vezes informa que tem duas formas de rendimentos, quando na verdade é três ou mais”, destaca. Ainda de acordo com ele, esses dois erros representam cerca de 60% das causas que levam o contribuinte a cair na malha fina.
Ricardo informa que para sair dessa situação é preciso ter conhecimento da causa. Dessa maneira, o contribuinte tem que acessar o site da Receita Federal e buscar a opção IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2018. “O segundo passo para entender o porquê de ter ficado redito em malha é acessar o extrato. Lá vai está registrado o motivo pelo qual a declaração caiu na malha fina”, resume. A partir daí, segundo o auditor, é só reenviar os dados com as devidas correções. “Assim que o contribuinte tiver acesso a causa, é só buscar os meios para regularizar a documentação. Se houver um erro, é só retificar a declaração”, avalia.
Se as dúvidas ainda persistirem, Ricardo deixa claro que à Receita Federal está aberta para tirar as dúvidas. É só comparecer na sede da instituição para avaliações e orientações.
por João Paulo Schneider e Yago de Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B