ITPS comemora 89 anos com investimentos

(Foto: Ascom Sedetec)

Na manhã desta quarta-feira, 27, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) comemorou seu 89º aniversário, ao fazer a apresentação dos resultados prévios dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas nos laboratórios da instituição. O evento reuniu servidores da casa, bolsistas e estagiários no auditório do órgão para participarem do V Seminário do ‘Programa Iniciando em C&T’. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento – pasta que tem o ITPS como uma de suas vinculadas – fez a abertura do evento, ressaltando as ações realizadas pelo Instituto e o trabalho desenvolvido pelos servidores da instituição.

“A implantação do ITPS em Sergipe foi um marco na evolução da ciência e tecnologia no Estado, pois contribuiu para a promoção do desenvolvimento regional e local, com perspectivas de investimentos no campo da química, da metrologia e demais ciências. O ITPS continuará a sua trajetória de órgão difusor e executor da ciência e tecnologia em Sergipe, inclusive com o incentivo do Governo do Estado na modernização e atualização dos seus laboratórios. Além disso, o Instituto conta com uma equipe de funcionários dedicados e preparados, que sob a gestão de um corpo diretivo técnico e eficiente conduzem o ITPS para, no limiar dos seus 90 anos, imprimir os saltos de qualidade que a sociedade sempre clama”, destacou Saumíneo.

Fundado em 27 de junho de 1923, na administração do governador Maurício Graccho Cardoso, o ITPS é o terceiro na lista dos institutos de pesquisa mais antigos do Brasil. Criado com o objetivo de dar suporte às atividades industriais – na época ainda denominado de Instituto de Chimica Industrial – o ITPS se modernizou e hoje tem importante papel a desempenhar no processo de desenvolvimento do Estado de Sergipe, como instituição de pesquisa e de apoio tecnológico. “O Governo de Sergipe não só tem entendido esse novo papel do instituto, como vem investindo na modernização de sua infra-estrutura nos últimos cinco anos. Atualmente o órgão dispõe de seis laboratórios, oferecendo diversos tipos de ensaios nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecido foliar, resíduos industriais, produtos químicos e resistência de materiais”, informa o diretor-presidente do ITPS, José do Patrocínio Hora Alves.

Desde 2007, mais de R$ 3,2 milhões foram investidos no Instituto para a aquisição de equipamentos básicos ou de grande porte, esses últimos automáticos e multielementares, que analisam simultaneamente um conjunto de elementos, permitindo economizar tempo de trabalho, com aumento de produtividade analítica. “Nesse montante, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos, o FINEP, e do Tesouro do Estado, já estão assegurados mais de R$ 1,7 milhão para a instalação de um moderno Laboratório de Química Orgânica no ITPS. Esse é o maior investimento que se tem notícia na aquisição de equipamentos modernos para a instituição, que graças a isso deu um salto enorme a fim de atender as demandas dos serviços de ensaio tecnológicos e de suporte às atividades de pesquisa”, aponta José do Patrocínio.

Investimentos

Funcionária mais antiga do ITPS, a técnica em Química, Abigail Vieira, recorda algumas conquistas do órgão.  “Vi o instituto integrar a rede do Inmetro, acompanhei a evolução tecnológica ocorrida nos últimos 36 anos e como os laboratórios se tornaram espaços bem equipados”, resumiu a servidora que coordena o Laboratório de Pré-Medidos.  
Também a serviço do ITPS nos últimos 30 anos, o engenheiro agrônomo Rivaldo Cordeiro, analisa que houve grandes avanços no instituto em sua área de atuação. “O laboratório de solos cresceu muito nesse período, inicialmente com a introdução dos pipetadores semi-automáticos, ainda na década de 70, que promoveu uma velocidade maior nas determinações químicas do laboratório, a ampliação dos serviços de recomendação de adubação por cultura, que passou de 12 para 50 recomendações atualmente e a introdução de novos serviços, como a análise de micronutrientes em solos, análise de solo para irrigação, entre outros”, destacou o diretor de Coordenação do Laboratório de Solos do ITPS ao destacar que há 12 anos o laboratório recebe o selo de Qualidade da Embrapa (PAQLF/RJ) e, além do Estado de Sergipe, atende municípios do norte da Bahia.

Centro de Memória

No prédio do ITPS, um espaço é destinado para a exposição de equipamentos e utensílios que fizeram parte da história do instituto ao longo desses 89 anos, se constituindo em um centro de referências sobre o ITPS no Estado. O Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe – CMCTS é fruto de uma tomada de atitude em relação à memória da ciência no Estado de Sergipe e foi criado para salvaguardar o material constituinte da narrativa histórica sobre ciência e tecnologia.

O CMCTS elabora instrumentos de pesquisa e capacita alunos de Graduação e Pós-Graduação para trabalhos voltados à ciência do conhecimento, além de promover eventos de caráter científico e cultural. Dentre as suas atribuições, constam ainda a publicação de fontes e resultados de pesquisa na área de História da Ciência e da Tecnologia, o salvamento e reprodução de acervos públicos e privados e a realização de projetos de pesquisa sobre história da ciência e da tecnologia.

Seminário

A fim de comemorar o aniversário de 89 anos da instituição, foi realizada a 5ª edição do Seminário ‘Iniciando em C&T’, com a apresentação dos trabalhos técnicos e de pesquisa, desenvolvidos no ITPS, com a participação de estagiários e bolsistas de iniciação científica. O seminário que faz parte do “Programa Iniciando em Ciência e Tecnologia (C&T)”, instituído em 2009 pelo ITPS, foi aberto com a apresentação da tese de doutorado da bolsista Zaine Teixeira,  que falou sobre “Sistemas Polímeros Nanoestruturados na Liberação Sustentada de Ativos Cosmecêuticos”.

Fonte: Ascom Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais