|
IPEA de olho na qualidade de ovos de Páscoa e chocolates (Fotos: Portal Infonet) |
Com a aproximação da Páscoa, que é comemorada no próximo domingo, 20, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), intensificou uma fiscalização a fim de detectar irregularidades em ovos de Páscoa e chocolates presentes em prateleiras de supermercados e chocolaterias da capital sergipana e região metropolitana. Ao todo, foram analisados mais de 10 mil produtos.
De acordo com a gerente executiva de qualidade e metrologia em exercício do ITPS, Anaide Lisboa Dantas, a fiscalização é realizada em duas linhas laboratoriais.“Nós realizamos operações especiais, onde é feita uma itensificação da fiscalização durante uma semana que antecede a Páscoa, tanto para ver a parte do quantitativo dos ovos de Páscoa, se ele tem o peso que está indicando na embalagem do produto, como também ver se o brinquedo que está dentro do ovo está com a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, conta.
Análise do produto
|
Mais de 10 mil produtos foram analisados pelo órgão na capital e Grande Aracaju |
Ainda de acordo com Anaide Lisboa, a fiscalização ocorre durante todo o ano, porém é intensificada no período que antecede a Páscoa. Após apreendido, o produto é levado para o laboratório do ITPS, onde é feita uma análise completa. “Os profissionais abrem o ovo, conferem a embalagem, pesam o produto para ver se o peso da embalagem confere com o da balança, além de analisar o brinquedo que vem de brinde”.
Resulatdos positivos
Até o momento, dos 10 mil produtos analisados pelo Instituto, nenhum apresentou irregularidade. “Todos estão corretos, tanto da parte de peso do quantitativa, quanto do brinquedos co certificado. Até o momento não foi encontrado nenhuma irregularidade”, assegura.
Alerta
|
Produtos passam por análise laboratorial na sede do IPEA |
Mesmo com o bom resultado das pesquisas, a gerente executiva de qualidade e metrologia em exercício do ITPS, faz um alerta aos pais sobre quais pontos devem ser levados em consideração na hora de decidir comprar um ovo de Páscoa ou chocolate. “É importante ver as condições do ovo, além de conferir se o brinquedo está com a certificação do Inmetro, que assegura que foi feito testes sobre a segurança do brinquedo. Não é de responsabilidade do Inmetro a qualidade do produto, isso é da empresa que produz, mais sim as condições do produto”, ressalta.
Riscos
Um brinquedo que apresente problemas, e que não contenha o selo do Inmetro pode garantir vários riscos a criança. “Ela pode ingerir algum pedaço que seja pequeno, como também alguma tinta que seja prejudicial a saúde. Quanto a quantidade é importante que o consumidor saiba que ele está sendo lesado”, conta.
|
||
IPEA aletra pais a comprarem brinquedos que possuam selo do Inmetro
|
Em caso de alguma irregularidade constatada duranrte a pesquisa, a empresa que produziu o produto é atuada com a aplicação de multa.
Por Leonardo Dias e Kátia Susanna