ITPS inicia fiscalização de ovos de Páscoa

Segundo Anaide Lisboa, brinquedos não podem ser vendidos sem selo  (Foto: Portal Infonet)

Aberta a temporada de vendas de ovos da Páscoa e com ela a fiscalização desses produtos e dos brinquedos vendidos conjuntamente. A fiscalização se dá em virtude da necessidade de um selo de identificação de conformidade, que aponta para a devida certificação dos brinquedos pelo Inmetro.

A fim de garantir a venda desses brinquedos com o selo, profissionais do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), iniciaram na última segunda-feira, 7, a ‘Operação Especial Páscoa’, na qual profissionais visitarão pontos de vendas situados em Aracaju e no interior de Sergipe.

De acordo com a gerente executiva do ITPS, em exercício, Anaide Lisboa, as fiscalizações de produtos acontecem durante todo o ano. Porém, no período da Páscoa estão sendo intensificadas em função da venda coletiva. “O ITPS fiscaliza os ovos para evitar irregularidades relacionadas ao peso descrito na embalagem. Já os brinquedos não podem ser vendidos sem o tal selo, a fim de que estejam em conformidade com todos os requisitos de segurança”, ressaltou a gerente.

Procedimento

Ovos serão inspecionados 

Segundo Anaide, os produtos são encaminhados para a sede do ITPS, onde há um laboratório apropriado para a realização de perícia, procedimento esse que é feito na presença de um representante da empresa produtora ou comercializadora do produto. “Caso hajam irregularidades, a empresa é autuada com advertência, apreensão ou multa que pode variar de R$ 100 a R$50 mil. A certificação já inclui todos os itens de segurança para o manuseio do brinquedo por parte da criança, de acordo com a faixa etária da mesma”, acrescentou Lisboa.

A gerente do ITPS em exercício ainda esclarece que em 2015 não foram encontradas muitas irregularidades nos pontos comerciais de Sergipe e assegura ter a intenção de garantir o maior número de certificações nos produtos típicos da época. Esses, que mesmo com os desafios econômicos enfrentados na atualidade, tendem a ser amplamente procurados por consumidores nos mais diversos estabelecimentos comerciais.

“O consumidor também pode realizar a verificação ao comprar ovos da Páscoa. Conforme o Inmetro, os chocolates com brinquedos certificados devem trazer a seguinte frase na embalagem: ‘Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade’”, concluiu Anaide.

Por Nubia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais