ITPS intensifica fiscalização de brinquedos no comércio

Fiscais vistoriaram lojas que vendem produtos infantis  (Foto: Ascom ITPS)

A duas semanas do Dia das Crianças, comemorado no Dia 12 de Outubro, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) iniciou a Operação Especial Dia das Crianças. Nesta terça-feira, 27, os fiscais fizeram vistorias em estabelecimentos que vendem produtos infantis, na Grande Aracaju, em locais como Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e na capital. Até o momento os fiscais não encontraram irregularidades nos produtos vistoriados.

A operação, que tem como objetivo verificar se os produtos tem o selo de avaliação da conformidade em suas embalagens, segue até a próxima sexta-feira, 30. O objetivo é vistoriar, além dos brinquedos, cadeirinhas de veículos, carrinhos para crianças, bicicletas de uso infantil e berços.

De acordo com a gerente de qualidade e produtos certificados do ITPS, Maria Inêz Almeida, o selo garante a preservação da saúde e a segurança das crianças durante o manuseio dos brinquedos.

Os fiscais observam se os produtos atendem aos requisitos técnicos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como: dados do fabricante, o CNPJ, o país de origem do produto, e o mais importante, a faixa etária da criança. “Todas essas informações devem estar na língua portuguesa. O consumidor deve ficar atento e observar se o produto possui o selo do Inmentro, de avaliação da conformidade. Esse trabalho aumenta a confiança do consumidor em relação aos produtos e assegura a justa concorrência”, disse Inêz.

O estabelecimento que estiver irregular pode ser notificado e multado. A operação é nacional e acontece até o dia 30 em todas as capitais do país.

Por Eliene Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais