Leilão de bovinos da Embrapa atraiu 200 criadores

Cerca de 200 criadores dos Estados de Sergipe, Bahia e Alagoas compareceram ao leilão de bovinos da raça holandesa, realizado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, no último sábado, dia 14, no Campo Experimental Jorge do Prado Sobral, em Nossa Senhora das Dores (SE), a 75quilômetros de Aracaju. Foram leiloados 60 animais de alta qualidade leiteira, sendo 53 fêmeas e sete machos.

“Esta foi uma excelente oportunidade para quem queria melhorar geneticamente o seu rebanho, aproveitando-se dos mais de 30 anos de trabalho de seleção realizado pela Embrapa”, destacou o leiloeiro Mário Sérgio, da EMES. Na opinião dele, a alta qualidade dos animais garantiu o sucesso das vendas. “Tivemos um superávit de mais de 200%. Um recorde em Sergipe”, comemorou o leiloeiro.

Um dos destaques do leilão foi o produtor Edson Ramos Silva, 47 anos, dono da Agropecuária Santa Sara, que fica em Nossa Senhora das Dores. Sozinho, ele arrematou 35 animais: mais da metade dos bovinos colocados à venda. Já sou criador de gado holandês e não podia perder essa oportunidade de renovar meu rebanho”, justificou Ramos.

O produtor contava com um plantel de 400 cabeças, produzindo uma média de dois mil litros de leite por dia. “Com estas aquisições, após um período de adaptação, a expectativa é que a produção aumente em pelo menos 500 litros por dia”, disse. De acordo com ele, todo o leite é usado na propriedade para a fabricação de queijos. “A meta a médio prazo é atingir uma produção de 10 mil litros por dia e, no futuro, 300 mil litros por dia”, revelou.

Edson destacou a importância do trabalho da Embrapa para a cultura leiteira em Sergipe. “O setor produtivo do Estado jamais daria credibilidade ao trabalho de uma empresa privada. Por isso, a contribuição técnica e científica da Embrapa é tão importante”, lembrou o produtor, ressaltando que apesar das opiniões em contrário, a Agropecuária Santa Sara está conseguindo vencer o estigma de que o gado PO não consegue sobreviver no Nordeste. “Tudo é uma questão de alimentação e manejo”,ensina.

Segundo o chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edmar Ramos de Siqueira, as pesquisas na área da pecuária leiteira continuam em Sergipe. “Temos uma equipe multidisciplinar de seis pesquisadores, que desenvolvem trabalhos nas áreas de pastagem, nutrição, sanidade e manejo animal”, afirmou. Siqueira lembrou ainda que recentemente o Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia para o Setor Leiteiro do Nordeste, da Embrapa Gado de Leite, foi transferido da Bahia para Sergipe.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais