Liberados recursos para programa sergipano de biodiesel

Girassol para produção de biodiesel será colhido em outubro
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) autorizou a Petrobrás a liberar cerca de R$ 13 milhões para projetos de desenvolvimento da cadeia de biodiesel de Sergipe. Os recursos vão para o Núcleo Regional de Competência da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e serão utilizados em 16 subprojetos, entre eles, gestão, produção agrícola, pós-colheita, armazenamento e unidade piloto de produção de biodiesel.

Segundo Ashton Vital, gestor de Energia do SergipeTec, os projetos foram encaminhados de forma conjunta para evitar duplicidade e agilizar o processo de liberação. “Além dos recursos destinados ao Centro de Competências da UFS, ainda há cerca de R$ 5 milhões a serem liberados para o Instituto de Tecnologia e Pesquisas da Universidade Tiradentes, Emdagro e Embrapa, o que deve acontecer até o final do ano”, explica ele.

 

“Esses recursos dão a Sergipe uma posição de destaque no cenário nacional de produção de biodiesel, transformando o estado em um pólo gerador de conhecimentos e tecnologias nessa área”, destaca Teófilo de Miranda, presidente do SergipeTec.

Os projetos serão realizados em um período de cinco anos e servirão de base para a pesquisa e desenvolvimento da cadeia de biodiesel sergipana, que está em plena operação. Já foram cultivados no Estado 3.600 hectares com girassol, consorciado com culturas típicas da agricultura familiar. A produção de 4 mil toneladas a serem colhidas em outubro próximo, será adquirida pela Petrobrás. Cerca de 3.500 famílias estão envolvidas nessa primeira etapa de implantação do Programa de Biodiesel de Sergipe.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais