Ministério lança Plano da Cultura Exportadora em Sergipe

O MDIC mapeou mais de 1.800 empresas sergipanas (Foto: Arquivo Infonet)

Na próxima quinta-feira, 14, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lança o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) em Aracaju-SE. A ação é o braço regional do Plano Nacional de Exportações, que tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior e, consequentemente, aumentar as exportações do Estado. As inscrições para a cerimônia de lançamento, que vai ser realizada na Federação das Indústrias do Estado do Sergipe (FIES), são gratuitas.

Sergipe já conta com o Comitê Gestor do PNCE, responsável por monitorar a performance do programa com as empresas estaduais. O MDIC mapeou mais de 1.800 empresas sergipanas de diversos setores econômicos, que vão  desde produtos alimentícios até fabricação de móveis, que poderão se beneficiar com as ações do plano. Segundo o coordenador-geral de Programas de Apoio à Exportação do MDIC, Eduardo Weaver, “apenas no setor de têxteis e confecções são 363 empresas e no setor de fabricação de produtos alimentícios, outras 370”, ressaltou.

Em Sergipe, o programa conta com apoio de parceiros nacionais e estaduais, como Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Banco do Brasil, os Correios, o Governo do Estado, a FIES, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e a CNI.

Ações

As ações do plano serão desenvolvidas até 2018. As empresas participantes contarão com diversas ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos e identificação de mercados. Entre as principais atividades previstas estão: Encontro de Negócios Itinerante no Brasil e Capacitação em Planejamento Estratégico para a Exportação, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a FIES; Pesquisa de Mercado e Videoconferência com os Setores de Promoções Comerciais, em parceria com o MRE; Curso de Exportação para Empresário de Pequeno Porte, promovido pelo MDIC; Adaptação de Produtos para Exportação, em parceria com o Sebrae.

Etapas

O PNCE é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. Além disso, conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.

Balança Comercial de SE

Em 2015, o estado foi 25º exportador entre os estados brasileiros e o nono da Região Nordeste, respondendo por 0,5% do total de vendas externas da região. Durante o ano passado, as exportações totalizaram U$ 95,6 milhões e as importações US$ 213,8 milhões, gerando um saldo negativo de US$ 118,1 milhões.

Nesse período, a pauta de produtos exportados do Sergipe foi composta, principalmente, por produtos manufaturados, que representaram 98,2% do total. Já os produtos básicos e semimanufaturados somaram 1,3% e 0,6%, respectivamente. Os principais itens exportados em 2015 foram: suco de laranja congelado, suco de abacaxi, calçados e partes, óleos essenciais e subproduto, outros sucos de frutas.

Os principais destinos das exportações do estado, no período, foram: Países Baixos, Estados Unidos, Sri Lanka, Colômbia e Rússia.

Programação
08:30 às 09:00 – Credenciamento e welcome coffee
09:30 às 10:30 – Cerimônia de Lançamento do PNCE Sergipe
10:30 às 11:00 – Palestra do PNCE Nacional/Estadual
11:00 às 11:30 – Palestra Apex-Brasil – Oportunidades de Mercado
11:30 às 12:30 – Atendimento e cadastramento das empresas do PNCE

Serviço
Lançamento PNCE-SE
Data: 14 de abril
Horário: 8h30 às 12h30
Local: FIES – Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826 – Ed. Albano Franco – Centro Administrativo Dr. Augusto Franco – Bairro Capucho – Aracajú/SE
Inscrições: http://www.sedetec.se.gov.br/index.php?option=com_foxcontact&view=foxcontact&Itemid=126

Fonte: ascom MDIC 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais