Ministro da Pesca visita Sergipe e anuncia volta da estatística pesqueira

O evento reuniu representantes do setor pesqueiro, aquícola e acadêmico do estado, reforçando a importância de Sergipe como polo estratégico da produção de camarão e outras espécies aquícolas no país

(Foto: Juliano Azuma)

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve em Sergipe nesta quinta-feira, 9, para anunciar oficialmente a Retomada da Estatística Pesqueira no Brasil, considerada um marco para o fortalecimento da gestão e do desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura no país.

Durante o evento, foram lançados o Boletim da Estatística Pesqueira e Aquícola 2023-2024 e o Painel Unificado da Estatística Pesqueira, que apresentam dados inéditos sobre a produção brasileira, consolidados de forma acessível para pesquisadores, órgãos governamentais, produtores e a sociedade civil. Entre as informações divulgadas estão cerca de 893 mil toneladas de pescado capturadas em ambientes continentais, mais de 889 mil toneladas em ambientes marinhos e aproximadamente 3,1 mil toneladas provenientes da aquicultura. Pela primeira vez, também foram apresentados os princípios e diretrizes do Plano Nacional de Monitoramento e Estatística Pesqueira, que servirão de base para a formulação de políticas públicas e o planejamento estratégico do setor.

“Hoje, iniciamos uma nova fase para o setor pesqueiro do Brasil. A retomada da estatística pesqueira é uma entrega estratégica para o MPA e para o país. Com ela, reconstruímos as bases do conhecimento, que vão sustentar a construção de nossas políticas e oferecer mais segurança à gestão, pesquisa e ao setor, reconhecendo a real importância da pesca e da aquicultura para o desenvolvimento nacional”, destacou o ministro.

Durante a agenda, André de Paula também participou da inauguração do Centro de Aquicultura (CEAQUA), no Instituto Federal de Sergipe (IFS), e da entrega de veículos frigoríficos destinados a apoiar pescadores da região, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva e o escoamento da produção local.

O estado de Sergipe é o 4º maior produtor de camarão do Brasil e conta com diversos projetos do MPA, como a parceria com a Embrapa (“Fortalecimento de Sistemas Agroalimentares”), a Fundação Universidade Federal de Sergipe (“Implantação do AQUA”), o Instituto Federal de Sergipe (“Modernização e estruturação do CEAQUA”) e a Universidade Federal de Sergipe, responsável pela Reconstrução da Estatística Pesqueira Marinha no Brasil.

A secretária Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa do MPA, Carolina Dória, ressaltou a importância da retomada da estatística para o setor. “A partir desse momento, vamos ter dados confiáveis para realizar políticas públicas, direcionar nossas ações, garantir a valorização tanto do pescador quanto do aquicultor e fortalecer o setor da pesca e da aquicultura em todo o Brasil”, disse Carolina.

Ela também comentou sobre o terminal pesqueiro de Aracaju, destacando que o governo federal está em tratativas finais com o governo estadual para garantir o repasse do equipamento em condições adequadas à população e ao setor produtivo.

 

Por Nicolle Santana e Verlane Estácio

Com informações da Agência Gov 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais