Ministério Público interdita matadouro e açougue de Itaporanga

Matadouro e o açougue municipal foram interditados (Fotos: MPE)

O matadouro e o açougue municipal de Itaporanga foram interditados por uma força-tarefa dirigida pelos Ministério Público Estadual e Federal, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 14. As equipes continuam no município. Cerca de 80 marchantes utilizavam o local para abate dos animais.

O trabalho de fechamento dos matadouros realizado pelo Ministério Público de Sergipe (MP-SE) já resultou na interdição de quase 100% dos estabelecimentos. A força-tarefa visa combater irregularidades no abate e na operacionalização dos estabelecimentos, protegendo o meio-ambiente e a saúde da população. Uma audiência pública sobre o tema, dirigida pelo MP-SE, deve ocorrer ainda nesta quinta em Estância.

Equipes da força-tarefa

A cerca de 70 quilômetros do município, em um trecho da BR-235, entre Itabaiana e Areia Branca, manifestantes atearam fogo em pneus em protesto ao fechamento desses estabelecimentos no estado.

Prefeitura

A Prefeitura esclarece que, desde o início desta Administração, o prefeito Otávio Sobral vem lutando junto a sua equipe técnica para manter o matadouro do município em funcionamento.

A Administração tomou várias medidas e realizou diversas intervenções exigidas pelo Ministério Público para que o Matadouro continuasse aberto, entre elas: o abate dos animais passou a seguir as normas de bem-estar animal com a implantação da pistola pneumática, aquisição de balança, transporte da carne para o açougue através de caminhão frigorífico e reparos estruturais.

A maior preocupação da Administração foi manter a renda e os empregos de marchantes, fateiros, entre outros que vivem do trabalho realizado no local. A Administração respeita a interdição e lamenta que diversas famílias sejam prejudicadas.

Com relação ao Mercado da Carne, a Administração recebeu como surpresa, pois a mesma não recebeu, até então, nenhuma notificação formal para fechamento do local.

Desde o início da gestão, a Administração preocupada com a as condições do Mercado da Carne, desenvolveu um projeto para construção de um novo prédio adaptado com as exigências dos órgãos fiscalizadores. Inclusive o projeto já foi enviado para aprovação destes órgãos, entre eles a ANVISA, desde julho de 2018. A prefeitura está aguardando a liberação ambiental para dar início a execução da obra.

A Administração já reuniu todas as Secretarias envolvidas, a fim de tomar ações emergenciais para minimizar os danos econômicos e sociais. Já foi instituída uma comissão composta por funcionários da Administração e representantes dos envolvidos para buscar soluções imediatas.

por Jéssica França
*A matéria foi alterada às 10h40 para acréscimo de informações
*A matéria foi alterada às 09:30 do dia 15/02 para acréscimo de nota da prefeitura

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais