MPE ajuizará ação contra o Itaú para que haja adequações

A ação será ajuizada na segunda, 29 (Foto: Arquivo Infonet)

A Promotora de Defesa do Consumidor, Euza Missano, vai propor uma Ação Civil Pública contra o Banco Itaú para que haja algumas adequações em duas agências do banco [a da avenida Rio de Janeiro e Hermes Fontes], incluindo a porta giratória, a implantação de segurança e respeitando a lei dos 15 minutos. Em fevereiro deste ano, o Procon Municipal realizou uma fiscalização em diversos bancos da capital, incluindo as do banco Itaú.

Durante audiência pública realizada no último dia 24 deste mês, foi informado que o banco não está cumprindo com o Código de Defesa do Consumidor. “A audiência foi com representantes do Itaú, Sindicato dos Bancários e Procon Municipal. Na audiência houve informações de que o banco não estava cumprindo a lei dos 15 minutos, bem como não possuía segurança e porta giratória em duas agências do banco que são obrigatórias. Com isso, vamos judicializar a matéria na segunda [29] para que haja o cumprimento dos direitos do consumidor”, informa.

O MPE através da promotoria do Consumidor vai continuar realizando sucessivas audiências com as instituições bancários para que haja o respeito aos direitos do consumidor.

O representante do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Adenilton Santana Santos, esteve na audiência e informou que não só os clientes, mas os funcionários estão à mercê desta situação. “Apesar das duas agencias não ser de movimentação bancária, estamos à mercê porque quem passa não vai saber que ali não tem movimentação bancária. O local também não tem muito policiamento como na região do centro”, diz.

Adequações

Além da Lei dos 15 minutos, o banco terá que se adequar para prestar um serviço de qualidade aos clientes como disponibilizar um aparelho emissor de senha na entrada de cada agência, painel eletrônico com a indicação do número da senha e qual o caixa está disponível, além de exigir também a colocação de assentos para o consumidor aguardar o atendimento e banheiros sinalizados à disposição dos clientes do banco e usuários em geral.

Itaú

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação do banco Itaú na cidade de São Paulo que ficou de enviar uma resposta através do email. Continuamos à disposição pelo 2106-8000 ou pelo jornalismo@infonet.com.br

Por Aisla Vasconcelos

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