MPEs destacam-se na geração de empregos em Sergipe

(Foto: Ascom Sebrae)

Micro e pequenas empresas (MPE) têm se consolidado cada vez mais como as principais geradoras de empregos em Sergipe. Um levantamento do Sebrae com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostra que entre abril de 2012 e março de 2013, último mês com informações disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho, foram criados 6896 postos com carteira assinada no setor.

Os números ganham ainda mais destaque quando comparados ao desempenho das médias e grandes empresas (MGE) no Estado. Estas foram responsáveis pelo fechamento de 8042 vagas. Já a administração pública registrou um saldo negativo de 28 vagas.

Em todo o país, durante o mesmo período, as MPE criaram mais de 800 mil empregos. Já as médias e grandes empresas apresentaram resultados ruins, com o fechamento de mais de 47 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Para o diretor técnico do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral, os números servem para reafirmar o papel desempenhado pelos pequenos negócios na economia. “Além de serem responsáveis por grande parte dos empregos, as MPE representam cerca de 40% da massa salarial do país e 25% do PIB nacional. Isso mostra o quanto é importante a adoção de políticas públicas que privilegiem o setor”.

Durante o levantamento foram consideradas como MPE as empresas da Indústria, Construção Civil e Extrativa Mineral com até 99 empregados e as do Comércio, Agropecuária e Serviços Industriais de Utilidade Pública com até 49 colaboradores com faturamento de até R$ 3,6 milhões.

Fonte: Ascom Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais