Multas por crimes ambientais são destinadas para usina de reciclagem

Reviravolta inaugura galpão para triagem em Nossa Senhora do Socorro (Fotos: assessoria)

Cerca de R$ 300 mil oriundos de multas aplicadas a empresas e pessoas físicas que cometem crimes ambientais foram destinados para a Cooperativa de Reciclagem Reviravolta, no município de Nossa Senhora do Socorro. A Cooperativa já recebeu investimentos na ordem de R$ 600 mil, fruto de parcerias firmadas com o poder público, empresas privadas e institutos filantrópicos, com acompanhamento do Ministério Público de Sergipe (MPSE), conforme informações do promotor de justiça Sandro Costa, da Promotoria de Justiça do Município de Nossa Senhora do Socorro.

Cooperados atuam na coleta seletiva do lixo em Socorro

Conforme o promotor de justiça, esse trabalho surgiu em 2005 quando o MPSE começou a agir para coibir os lixões. Na época, os catadores de material reciclados, que atuavam nos lixões da Palestina buscaram apoio do MPSE para encontrar alternativas de sobrevivência, uma vez que a atividade econômica daquele grupo se concentrava nos grandes lixões, que tiveram as atividades encerradas por determinação judicial em consequência das ações movidas pelo MPSE.

O Ministério Público tem acompanhado os desdobramentos desses procedimentos, que culminaram com a criação da Cooperativa, que funciona como uma espécie de usina de reciclagem no município. Conforme o promotor de justiça Sandro Costa, o pessoal que ‘trabalhava’ nos lixões está atuando de forma efetiva na coleta seletiva de resíduos sólidos no município, separando o material reciclável e os demais resíduos são encaminhados para o aterro sanitário explorado pela iniciativa privada instalado no município de Rosário do Catete.

Com esta iniciativa, os problemas com os lixões no município de Nossa Senhora do Socorro foram amenizados. Mas ainda continuam pendentes as ações para recuperação das áreas degradadas nos espaços onde funcionaram os antigos lixões.

Inauguração

Nesta quarta-feira, 18, a Cooperativa Reviravolta inaugura a sede própria, em um galpão no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro (DIS), que funcionará como espaço de triagem e de atuação dos cooperados.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais