![]() |
Notícia desagradou os servidores públicos (Fotos: Arquivo Portal Infonet) |
A notícia que circula em todas as repartições públicas dando conta de que o Governo do Estado não tem dinheiro para pagar o 13º salário aos servidores públicos, não vem agradando. Os comentários surgiram após pronunciamento do secretário da Fazenda Jeferson Passos, nesta terça-feira, 5 na Assembleia Legislativa, sobre as finanças do Estado. Na ocasião, ele revelou que o Governo ainda não tem no caixa, os recursos para o décimo em virtude das dificuldades financeiras que vem atravessando.
“Eu não acompanhei a fala do secretário na Assembleia, mas fico é preocupado quando o próprio secretário da Fazenda não consegue garantir o dinheiro previsto para pagar o 13º salário dos servidores. Então o que está fazendo no cargo?”, indaga o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (Sintrase), Waldir Rodrigues.
![]() |
Waldir Rodrigues lamentou a situação |
Na apresentação dos dados fiscais aos membros da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa de Sergipe, o secretário informou que “o Estado de Sergipe possui no caixa, R$ 314, 4 milhões, sendo que quase todo o montante é referente aos recursos oriundos do Proinveste”.
“Depois da explanação do secretário da Fazenda com relação às finanças, todos os sergipanos devem ficar preocupadíssimos. Estamos em meados de novembro e até agora o Governo não tem um real sequer para pagar o 13º salário dos servidores. Isso em um ano em que não tivemos reajuste dos salários e nem a reposição da inflação do período. É caótico. O que o servidor vai esperar de um Governo que sequer tem a garantia de pagar o 13º salário? Quebraram o Estado. O Estado está falido e endividado. Não há uma política de planejamento para 2014 e o Governo está vivendo de empréstimos”, lamenta o deputado Venâncio Fonseca (PP).
![]() |
Venâncio Fonseca: "O que esperar de um Governo que não garante o 13º?" |
Em contrapartida, Jeferson Passos destacou: “É uma situação bastante delicada sim. A gente não pode ter nenhum risco, nenhuma surpresa adicional, como uma possível queda de receitas. Temos que trabalhar para aumentar essas receitas. O 13º salário será pago dentro dos prazos previstos na legislação, até o dia 20 de dezembro. O Estado fará todo o esforço necessário para que não tenha nenhum tipo de atraso no pagamento dos servidores”.
Nota
Após a repercussão dos dados apresentados na Assembleia, a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda, divulgou uma nota pública na manhã desta quarta-feira, 6 garantindo que o 13º salário dos servidores estaduais será efetuado em dezembro.
![]() |
Jeferson Passos durante explanação na Assembleia (Foto: Marcelle Cristine/ASN) |
“Em respeito ao funcionalismo estadual e tendo em vista a disseminação de notícias negativas que semeiam o medo nos servidores, a Secretaria de Estado da Fazenda vem a público tranquilizar o funcionalismo estadual reafirmando que o Governo do Estado de Sergipe realizará o pagamento do 13º salário dentro do prazo legal e repudia a criação de informações deturpadas sobre o assunto”, enfatiza.
Por Aldaci de Souza