|
Solenidade aconteceu no Palácio de Veraneio (Fotos: Portal Infonet) |
Em coletiva com a imprensa sergipana realizada nesta quarta-feira, 23, no palácio de Veraneio, a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, anunciou a existência de oito Planos e Avaliação de Descoberta (PAD) no mar de Sergipe.
A expectativa é de que a bacia comece a produzir até 100 mil barris diários de óleo até 2018. Esses planos vão avaliar a comercialidade das reservas descobertas. Atualmente as descobertas se encontram em fase de delimitação.
De acordo com a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, quatro planos já foram aprovados pela agência. “O mar está chegando a Sergipe. São oito descobertas em Sergipe em águas profundas submetidos a ANP, sendo que quatro deles já foram aprovados pela diretoria da ANP, três já passaram pela área técnica e um está em fase de análise. Todos esses com boas perspectivas e com data final de conclusão entre 2016 e 2018”, afirma a diretora.
|
Foi anunciado ainda a 12ª rodada de licitações de blocos |
O governador em exercício Jackson Barreto comentou sobre o reflexo dessa nova descoberta na produção econômica do estado. “Já temos uma Lei clara que fala dos royalties que garante 75% dos royalties para educação e 25% para saúde. Se levarmos em conta que Sergipe produz 10 mil barris diário em mar e 30 mil em terra, e passamos a uma produção de 100 mil barris diário, isso significa um alavancamento total da economia do estado e vai apressar cada vez mais o desenvolvimento e garantir o futuro do estado de Sergipe”, afirma.
Licitações de blocos
Na oportunidade, a diretora da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, anunciou ainda da 12ª rodadas de licitações de 30 blocos terrestres localizados em Sergipe para exploração e produção de petróleo e de gás natural. Cerca de 25 empresas efetuaram interesse em participar do leilão que vai acontecer dias 28 e 29 de novembro no Rio de Janeiro.
|
Magda Chambriard anuncia o pplano de descoberta |
Os blocos que irão compor a licitação estão em 14 municípios sergipanos como Brejo Grande, Divina Pastora, Ilha das Flores, Japaratuba, Japoatã, Laranjeiras, Maruim, Neópolis, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão.
Campo de Libra
Sobre a realização do leilão do Campo de Libra realizado na última segunda-feira, 21, Magda Chambriard diz ter aprovado o leilão. “A primeira oportunidade que foi licitada foi libra. É um bloco onde estudamos muito, fizemos a descoberta, testamos o posto e levamos óleo para o laboratório. Temos muita confiança no volume e produtividade e é uma área de 8 a 12 bilhões de barris de óleo recuperável. É uma área onde se prevê a utilização de 12 a 18 plataformas de grande porte, com fabricação no Brasil da ordem de 55 a 59% dos bens e serviços integrantes dessa plataforma de todo projeto, com arrecadação na ordem de R$ 1 trilhão de reais em royalties”.
Por Aisla Vasconcelos