Novo chefe-geral da Embrapa defende solidariedade rural

0

Autoridades diversas participaram da cerimônia de posse (Fotos: Portal Infonet)

Em solenidade realizada na manhã dessa segunda-feira, 9, o agrônomo, mestre em extensão rural e PhD em sociologia, Manoel Moacir Costa Macedo, foi empossado como novo chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju. A cerimônia aconteceu na sede da empresa e contou com a presença de chefes e ex-chefes das unidades da Embrapa, parlamentares estaduais e federais, além de agentes públicos de desenvolvimento agropecuário.

De acordo com Manoel Moacir, que narrou em versos poéticos sua trajetória profissional, a satisfação com que atua está relacionada, entre outros fatores, ao combate à angústia dos trabalhadores rurais. “A proposta de trabalho que se adapta à Embrapa Tabuleiros Costeiros consiste na realização de uma gestão exitosa, em que haja utilização de novas métricas com vistas à solidariedade rural. Almejamos, com isso, uma agropecuária pujante e a utilização da pesquisa e de toda tecnologia disponível para esse fim, pautada no debate honesto e na humanização”, ressaltou o novo chefe-geral.  

Manoel Moacir foi empossado como novo chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Manoel Moacir sucede o pesquisador Edson Diogo Tavares, que ocupou o cargo de 2008 a 2013. Oficialmente no cargo desde outubro, o empossado foi um dos dois candidatos habilitados na primeira fase do processo seletivo, juntamente com o ex-chefe da unidade, Edmar Siqueira, pelo Comitê de Avaliação e Seleção (CAS) da Embrapa Tabuleiros Costeiros, e deve ocupar a posição por um mandato de três anos, com possibilidade de recondução ao cargo por mais três.

A programação que marcou a chegada de Manoel Moacir foi iniciada com a apresentação do coral ‘Harmonia’, regido pelo maestro Elias Santos e composto por funcionários da Embrapa Tabuleiros Costeiros e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O percussionista sergipano Ton Toy e o pianista Sérgio Lessa também participaram do momento cultural.

O chefe-geral

Coral 'Harmonia' foi regido pelo maestro Elias Santos 

Manoel Moacir Costa Macedo possui graduação em agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1976), e em direito pela Universidade Católica do Salvador (1989), mestrado em extensão rural pela Universidade Federal de Viçosa (1984) em Minas Gerais, e PhD em sociologia pela University of Sussex (1997), Brighton, Inglaterra. Tem experiência em pesquisa e ensino na área de ciências sociais, com ênfase em sociologia do conhecimento e das organizações e metodologia da pesquisa. Desenvolveu atividades de pesquisa e gestão em C&T,I na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

Por mais de oito anos, atuou como presidente da Fundação de Seguridade Social (Ceres) – o fundo de pensão dos empregados da Embrapa, Emater e Epamig, Minas Gerais; Epagri e Cidasc, Santa Catarina. Já ocupou o cargo de chefe de administração em duas outras Unidades da Embrapa, onde atua desde 1979: Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), além da Secretaria de Gestão Estratégica na Sede da Empresa.

Participações

Público homanageou antigo e novo chefe-geral da Embrapa

Também participaram da solenidade o superintendente da Codevasf, Paulo Viana; a secretária de Estado especial de Política para as Mulheres, Maria Teles; o secretário Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Matos, que representou o prefeito João Alves Filho; o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Macêdo Sobral, representando o governador em exercício Jackson Barreto; o deputado federal Mendonça Prado; o ex-chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo Tavares; e o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais