Número inicial de declarações de isento do IR supera o de 2004

O volume de declarações de isento do Imposto de Renda recebido pela Receita Federal na quinta-feira, dia 1º de setembro, primeiro dia do prazo de entrega (que vai até 30 de novembro), foi 40% superior ao do ano passado. Das 680 mil declarações apresentadas, 353 mil foram enviadas pela internet; 293 mil, entregues em casas lotéricas; e 34 mil no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A Receita Federal estima que neste ano 60 milhões de pessoas cujas rendimentos em 2004 não ultrapassaram R$ 12.696 apresentem a declaração. “Não se trata de recadastramento e sim de obrigação que deve ser cumprida todos os anos por quem não tem rendimento sujeito à tributação”, avisou o supervisor nacional do Imposto de Renda, Jaquim Adir, para quem o movimento no primeiro dia superou a expectativa.

Quem passa dois anos sem apresentar a declaração de isento do Imposto de Renda tem seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) cancelado. Sem o CPF, não pode abrir conta em banco, abrir crediário, tirar passaporte, participar de concurso público, receber benefícios da Previdência Social, entre outras restrições.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais