O Portal BrasilGlobalNet

Saumíneo Nascimento

O Ministério das Relações Exteriores, através da Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial/Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, disponibiliza para o segmento produtivo brasileiro, estudantes, pesquisadores e demais interessados uma ferramenta de pesquisa denominada de BrasilGlobalNet, endereço eletrônico: http://www.brasilglobalnet.gov.br.

A versão é disponibilizada em Português (para brasileiros e não brasileiros), Espanhol e Inglês. Este portal é o sucessor do BrazilTradnet, que foi durante muito tempo, a principal ferramenta do Ministério das Relações Exteriores de apoio aos exportadores brasileiros e estrangeiros que queiram realizar negócios no Brasil.

No BrasilGlobalNet  o cadastramento do usuário é bem simples e direto, bastando inserir um e-mail e uma senha e de imediato, o usuário já recebe um e-mail, confirmando o cadastramento e informando que caso a conta permaneça inativa durante três meses, o sistema automaticamente desativa.

No link do grupo de oportunidades é possível ter aceso às demandas de importação de produtos brasileiros, ofertas de exportações brasileiras, relação de empresas estrangeiras e brasileiras cadastradas, as trading brasileiras, os projetos de obras públicas internacionais, concorrências públicas internacionais, programas especiais e internacionalização de empresas brasileiras.

Para exemplificar um dos programas especiais, discrimino adiante o Programa de Substituição Competitiva de Importações (PSCI) e o Programa de Promoção das Exportações para o Sistema das Nações Unidas (PPE-ONU/MRE).

O Programa de Substituição Competitiva de Importações (PSCI) foi criado em 2003, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), seguindo a diretriz do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que elegeu a América do Sul como prioridade de sua política externa.
Nos últimos anos, a corrente de comércio do Brasil com os países sul-americanos apresentou crescimento significativo. Tal crescimento caracterizou-se, contudo, pela persistência de assimetrias nas trocas comerciais: a maioria dos países da região continua a registrar déficits com o Brasil.

O PSCI é um Programa do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR), executado por sua Divisão de Inteligência Comercial (DIC). Sua ideia básica consiste em impulsionar o comércio entre o Brasil e os países sul-americanos, substituindo, quando possível e de forma competitiva, importações brasileiras de terceiros mercados por importações provenientes de países da região.

Já o  Programa de Promoção das Exportações para o Sistema das Nações Unidas (PPE-ONU/MRE), lançado em 2004, é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR), com vistas a divulgar as demandas do sistema de aquisições das Nações Unidas às empresas brasileiras.
Além disso, o PPE-ONU/MRE propõe-se a orientar as empresas nacionais no processo de registro e cadastro para participação no mercado das Nações Unidas.
Atualmente, o sistema de aquisições da ONU abrange basicamente quatro agências que representam 80% das aquisições totais dos últimos cinco anos (de 2006 a 2010). Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), United Nations – Procurement Division (UN/DP), Programa Mundial de Alimentação (PMA) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Dessa forma, as ações do PPE-ONU/MRE estarão focadas nas quatro agências referidas.

No link de produtos e serviços os usuários terão aceso a temas como: showroom, a descrição dos códigos de produtos da Nomenclatura Numérica do Mercosul (NCM), pesquisa de mercado, importação sobre produtos, indicadores econômicos e comerciais, ferramentas de análise de mercado, perguntas freqüentes (FAQ), publicações, midiateca, utilitário e notícias.

O Showroom é a vitrine virtual da BrasilGlobalNet. Trata-se de um sistema que possibilita a qualquer empresário brasileiro cadastrado no portal construir gratuitamente a página de sua empresa na Internet, com fotos de produtos e serviços.

De acordo com as informações do site BrasilGlobalNet, o Showroom foi criado com o objetivo de aumentar a visibilidade da empresa brasileira no mercado internacional e atrair oportunidades de negócios e, as vantagens que o sistema oferece são:
• Gratuidade – serviço totalmente gratuito de manutenção de página na Internet direcionado exclusivamente a empresários brasileiros.
• Facilidade de operar – a página é construída em tempo real, em quatro etapas simples, requerendo apenas a inclusão de dados e de fotos da empresa, produto ou serviço.
• Serviço gratuito de tradução de textos e de tratamento de imagem – opção para traduzir textos, para as línguas inglesa e espanhola, e tratar logomarca e fotos de todo o conteúdo inserido na vitrine virtual. Exclusivo para empresas cadastradas no Showroom.
• Divulgação mundial – o link para o showroom está disponível na página inicial da BrasilGlobalNet, trazendo grande visibilidade a essa ferramenta eletrônica. Além disso, o Showroom é divulgado pelos 100 Setores de Promoção Comercial do Itamaraty em 78 países.
• Conteúdo trilíngue – o showroom é disponibilizado em Português, em Inglês e em Espanhol.
• Facilidade de atualizar – o sistema permite a atualização das informações a qualquer hora; basta o empresário estar conectado à Internet.
• Praticidade – o próprio empresário pode tirar as fotos do produto, redigir os textos explicativos que acompanham as imagens e incluí-los no showroom.
• Visual atraente – as informações estão dispostas de forma organizada e o layout é agradável, tornando as ofertas mais atraentes ao potencial importador.
• Acesso seguro – somente os usuários cadastrados na BrasilGlobalNet podem incluir e/ou alterar dados no showroom.
• Diversas opções de busca – as consultas podem ser feitas por produto, por área de negócio, por Estado, por cidade ou por nome da empresa.
Mais um link importante é o de investimento que apresenta o Sistema de Promoção de Investimentos (SIPRI), guia para investidores por unidades da federação, dados do setor portuário e mapas de investimentos.

O Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para Empresas (SIPRI) é a rede de operadores nacionais e estrangeiros do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para o MRE, o  SIPRI objetiva estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil, bem como o estabelecimento de parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que possibilitem transferência de tecnologia de ponta para o País.

Para o seu funcionamento, no Brasil, existem instituições denominadas Pontos Focais que atuam na identificação e na divulgação de oportunidades de investimento que surgem no País, em várias partes do território brasileiro. Já no exterior, eles são instalados em Embaixadas e em Consulados-Gerais brasileiros, através dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) que dispõem de técnicos capacitados a facilitar o contato entre empresas brasileiras e locais, bem como a prestar informações sobre economia e ambiente de negócios no Brasil.

Pelo exposto que foi extraído das informações contidas no portal BrasilGlobalNet, fica evidenciado que esta nova ferramenta que o Ministério da Relações Exteriores apresenta para apoio às empresas brasileiras é um grande instrumento de promoção no mercado externo, avançando e ampliando o que já existia no portal BrazilTradNet, portanto de parabéns todos que fazem o MRE – Ministérios das Relações Exteriores por mais uma ação de difusão da cultura de relações internacionais na economia brasileira e este breve ensaio é também mais uma contribuição neste sentido.

* Economista, Dr. Geografia e Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

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