![]() |
Trabalhadores se concentraram na porta da Fafen das 6h às 9h (Foto: Divulgação Sindipetro) |
Em prosseguimento à Semana de Luta em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, realizada pela Central Sindical e Popular (Conlutas), o Sindicato dos Petroleiros AL/SE (Sindipetro), realizou na manhã desta terça-feira, 24, um ato na porta da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN-SE), no município de Laranjeiras. O objetivo foi cobrar uma política eficaz no que se refere à segurança dos trabalhadores.
Segundo o diretor do Sindipetro, Stoessel Chagas, o Toeta, em 2011, foram 17 mortes por acidentes na empresa em todo o país. “Desses, foram 14 mortes com petroleiros terceirizados. Na Fafen, em 2008, o engenheiro José Geraldo morreu eletrocutado e em dezembro do ano passado, o petroleiro José Almir morreu após a explosão de um vaso de pressão na área de produção de amônia. Em 2011, das 17 mortes por acidentes no Brasil, 14 ocorreram com petroleiros terceirizados”, relembra Toeta.
Na última segunda-feira, 23, os trabalhadores deram início a uma parada de produção [para a reestruturação dos maquinários], com o envolvimento de mais de mil operários envolvidos, de acordo com o Sindipetro. "A parada é um período que reúne muitos trabalhadores. Como existe um tempo determinado para a conclusão dos trabalhos, há sempre uma exigência maior sobre os operários. A pressão e o ritmo de trabalho acelerado são os principais motivos que ocasionam os acidentes”, entende o sindicalista lembrando que o Sindipetro vai acompanhar a parada.
A paralisação na Fafen aconteceu no período das 6h às 9h desta terça-feira, 24, com a participação de mais de dois mil operários na porta da empresa. A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com a Fafen, mas a Assessoria de Comunicação informou que “ geralmente a empresa não elabora nenhuma nota e nem vai se pronunciar sobre manifestação do sindicato”.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B