Ele explicou que janeiro sempre foi um período de otimismo em função do ano que se inicia. No entanto, lembrou, isso não ocorreu em janeiro de 2009, quando a confiança das empresas estava em 47,4 pontos devido à crise que já se instalara principalmente nos setores exportadores da indústria.
O otimismo do empresariado brasileiro continua crescente e atingiu em janeiro 68,7 pontos,o maior índice já registrado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Divulgado hoje, 26, pela entidade, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) foi o maior desde 1999, quando começou a pesquisa, 10 pontos percentuais acima da média histórica, que é de 58,4 pontos.
Segundo o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, esse otimismo se deve principalmente à retomada da atividade econômica iniciada no final do ano passado, o que teria trazido “novo fôlego” à economia. “Entramos em um ciclo econômico bastante favorável e 2010, para as empresas, será um ano muito positivo. Nossa expectativa é de que o setor industrial lidere o crescimento deste ano”.
A CNI também constatou aumento na expectativa, tanto com a economia do país – que em janeiro de 2009 estava em 46,3 pontos e subiu para 69,5 pontos em janeiro de 2010 – quanto com a própria empresa, que no mesmo período passou de 56,6 pontos para 72,9.
Fonte: Agência Brasil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B