Panorama do Comércio Internacional destaca setor em SE

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O setor de Serviços é um dos mais importantes em termo de contribuição do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2011, esse ramo foi responsável por 67% do PIB, além de participar com 78,4% dos empregos formais do país, em 2010. Em Sergipe, o segmento terciário abarcou 74,40% dos empregos formais, em 2010, e respondeu por 62% do PIB estadual em 2009.

Diante desse cenário, a Secretaria de Comércio e Serviços (SCS), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apoio do Banco Central, possui uma publicação anual denominada ‘Panorama do Comércio Internacional de Serviços’, cujo objetivo principal é ampliar as fontes de informação sobre o comércio exterior de serviços, dada a carência de informações na área.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, avalia que é perceptível a mudança do papel dos serviços no comércio internacional. “Este segmento tem buscado uma maior consolidação tecnológica e reestruturação produtiva. Os números apresentados revelam também que Sergipe tem buscado acompanhar esta tendência de internacionalização de serviços, apoiando-se em diferenciações competitivas capazes conquistar novos mercados”, explica Saumíneo.

Na avaliação do economista do Departamento Técnico da Sedetec, Thiago Oliveira, os estudos voltados à propagação de informações do segmento são necessários, dada a importância do setor terciário, em nível Federal e Estadual. “Assim há um melhor direcionamento das políticas públicas, além de orientar os empresários em relação ao mercado”, afirma.

Resultados

De acordo com o ‘Panorama do Comércio Internacional de Serviços’, a publicação dos dados referentes a 2011 trouxe resultados animadores para Sergipe, visto que o Estado foi destaque no crescimento tanto das importações, quando das exportações, ficando à frente de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Dentre os principais países exportadores de serviços, o Brasil ocupou, em 2011, a 31ª posição, representando apenas 0,9% do mercado mundial, contudo este cenário tende a mudar, visto que há um crescimento considerável em boa parte dos estados Brasileiros.

Sergipe foi um dos destaques, sendo o 9º Estado em termos de crescimento das exportações de Serviços em 2011, com aumento de 51,7%, ficando à frente do Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, dentre outros. Destacam-se as atividades esportivas e de recreação e lazer, que obtiveram crescimento de 90% e armazenamento e atividades auxiliares dos transportes, com 334%.

Pelo lado das importações de serviços, Sergipe foi 4º estado com maior crescimento no país. Obteve elevação de 289,4% nas suas importações, ficando a frente de todos os estados do Nordeste, além de Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Com relação às importações, destacam-se as atividades esportivas e de recreação e lazer, com incremento de 3838%, a construção de edifícios, com crescimento de 709%, a preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigo para viagens e calçados, com crescimento de 475% e fabricação de produtos têxteis, com crescimento de 350%.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais