|
Aeroporto é alvo de criticas de usuários (Fotos: Portal Infonet) |
A primeira etapa das obras no Aeroporto Internacional de Aracaju, o Santa Maria, já foram iniciadas, mas quem passa pelo local reclama dos transtornos e da infraestrutura precária. Dentre as principais queixas dos passageiros estão a falta de internet Wi-Fi, falta de terminal de ônibus exclusivo para passageiros e de estacionamento. Os usuários apontaram ainda problemas com a falta de manutenção de escadas rolantes e elevadores, que nem sempre estão funcionando.
De passagem por Aracaju, a estudante Laís Souza Marques voltava da Argentina e fazia conexão no aeroporto. A falta de estrutura no local causou espanto, já que tem como referência aeroportos de grande porte. Para Laís, a internet é o mínimo que se pode oferecer ao usuário. “Internet num aeroporto é indispensável. É o mínimo que se pode oferecer aos passageiros e comparando este aeroporto aos demais deixa mesmo a desejar. Na falta do Wi-Fi usarei a internet de dados”, reclama.
Infraero
|
Laís Souza Marques "oferta de intenert é necessária" |
O superintendente do Aeroporto de Aracaju, Luiz Alberto Bittencourt, falou à reportagem do Portal Infonet, e explica que, embora o aeroporto não tenha internet Wi-Fi, os passageiros podem utilizar sua internet de dados. Ainda segundo Bittencourt, a internet gratuita para os usuários só foi disponibilizada para os principais aeroportos do país.
Bittencourt garantiu ainda, que a Infraero estuda a possibilidade de estender o serviço para os aeroportos de menor porte. “O sistema de internet das operadoras funciona normalmente no aeroporto. Portanto, quem possui internet de dados tem como utilizar aqui. Não temos a internet gratuita fornecida pela Infraero porque a opção da empresa foi privilegiar os maiores aeroportos. Contudo, está estudando a possibilidade de estender para os demais. Por enquanto o serviço só está sendo disponibilizado nos principais aeroportos do país”, diz.
Linhas de ônibus
O funcionário e morador da região, Givaldo Santos, reclama da oferta de ônibus para trabalhadores e passageiros. Ele conta que pegar um ônibus nas imediações do aeroporto, além de expô-los ao perigo, é também uma aventura. Segundo Givaldo, há somente duas opções de ônibus sendo ofertadas na região.
|
Bittencourt "O sistema de internet das operadoras funcionam normalmente no aeroporto" |
“Para os moradores que vivem nas proximidades e para quem trabalha no aeroporto é uma penitência conseguir pegar um ônibus em tempo hábil e sem sermos assaltados. O único ponto de ônibus fica distante e não temos outro jeito que não seja enfrentar. Já presenciei passageiros perdendo o vôo porque o ônibus não passava. Teve aqueles que também tentaram entrar em um dos ônibus, mas as malas eram grandes e eles sentem dificuldade para conseguir encaixá-las no coletivo”, conta.
SMTT
O diretor de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), coronel Péricles Menezes, explicou que já existe um projeto de mobilidade urbana em andamento. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e envolve a criação de novos terminais , incluindo a região do aeroporto.
“Temos uma equipe de urbanistas que está desenhando todo o transporte público em Aracaju, que envolve estacionamento e linhas exclusivas para ônibus e abrigos com informações. O transporte de Aracaju está com um projeto grande que tem aproximadamente R$ 107 milhões destinados para a melhoria do transporte público. Já há licitações adiantadas, mas como é uma obra grande é preciso ter tempo”, disse o coronel.
|
Givaldo Santos "para quem trabalha no aeroporto é uma penitência conseguir pegar um ônibus" |
Ele garantiu também que o projeto contempla a área do aeroporto. “As melhorias irão acontecer por etapas e nesse primeiro momento serão feitas faixas exclusivas e os abrigos. Já a construção dos terminais é um pouco mais demorada, porque alguns serão ampliados e outros serão construídos”, garante.
Estacionamento
Outra reclamação dos usuários do aeroporto é a tarifa de R$5 cobrada pelo estacionamento privativo, localizado dentro aeroporto. "Além de ser caro, não aceita débito em conta", reclamou um usuário.
Sobre este aspecto, o superintendente informou que o assunto deverá ser discutido com o prestador do serviço, mas garante que a Infraero disponibiliza vagas rotativas de até 30 minutos em frente ao aeroporto, para paradas de desembarque. Bittencourt esclarece também que o valor cobrado no estacionamento é o valor médio dos aeroportos de todo o país.
Cash Banese
|
Estacionamento é alvo de crítica dos usuários |
A falta de um caixa de auto-atendimento do Banco Banese, nas dependências do aeroporto é também motivo de queixa dos passageiros sergipanos. Sobre este assunto, Bittencourt explicou que há espaço disponível, mas a agência não demonstrou interesse em instalar o cash.
Setur
A reportagem do Portal Infonet tentou ouvir a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) para saber dos impactos que pode causar a falta de estrutura ofertada pela Infraero no aeroporto de Aracaju, mas não obtivemos resposta. O Portal está à disposição caso a Setur, através do secretário Elber Batalha, queira se manifestar, pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone, no 2106-8000.
Por Eliene Andrade