O comitê criado pelo Governo Estadual para discutir as medidas e ações no combate a pandemia do coronavírus, só deve avaliar na próxima quinta-feira, 16, o pedido dos empresários sergipanos para que o comércio seja reaberto. Já existe a sinalização de uma reunião entre os órgãos que fazem parte dessa linha de frente da pandemia para o mesmo dia, onde todas as nuances serão colocadas em cima da mesa.
Entidades empresariais voltaram a fazer um apelo ao Governo e Prefeitura de Aracaju nesta última segunda-feira, 13, para que o setor volte a funcionar cumprindo algumas medidas de segurança, como uso de equipamentos de proteção individual entre funcionários e rigor no distanciamento físico dentro dos estabelecimentos. O comércio considerado não essencial está fechado desde a última quinzena do mês de março, como medida de prevenção ao coronavírus.
Ainda não há qualquer indício de que o comércio possa ser reaberto. Pesa na balança da decisão do Governo, as estatísticas que apontam que algumas cidades sergipanas estão com alto índice de descumprimento do isolamento social, incluindo a capital, Aracaju. Por outro lado, as consequências para o setor econômico também preocupam, já que os empresários estão há cerca de um mês com as portas fechadas.
Em outro momento da pandemia, o Governo chegou a discutir a reabertura do comércio, mas a confirmação das primeiras mortes no estado fez a cúpula do Governo recuar da decisão. No último dia 8, o Governo decretou calamidade pública para todo o estado.
Até a manhã desta terça-feira, 14, Sergipe tinha 45 casos confirmados de coronavírus, 4 mortes e 26 pacientes recuperados.
PMA
Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Aracaju não tinha posicionamento sobre o pedido dos empresários.
Por Ícaro Novaes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B